Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas-PB liderou o ranking das que mais receberam investimentos públicos aplicados pela Prefeitura. O ano começou com a substituição da ex-secretária, Delúsia Barros pela atual secretária, Rachel Castanha que deu continuidade ao excelente trabalho que foi desenvolvido até o final de 2017.
Em tempo hábil, a Secretaria de Educação de Queimadas, realizou as matrículas dos estudantes da rede pública municipal de ensino e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). E já de posse do cargo como secretária de Educação, Rachel Castanha reuniu pela primeira vez sua equipe de coordenadores pedagógicos e técnicos da Seduc com o objetivo de discutir metas, plano de ação para 2018 e planejamento para realização da Primeira Semana de Formação para gestores e coordenadores.
Cerca de 8.100 alunos iniciaram o ano letivo 2018, em Queimadas, na primeira semana de fevereiro. Foram 200 dias letivos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases. No primeiro dia de aula, a Secretaria de Educação entregou o kit escolar para cada estudante da rede pública municipal de ensino.
Também em fevereiro, a Seduc realizou Jornada Pedagógica que teve como tema “Educação, Afetividade e cognição no currículo: diálogos para uma aprendizagem significativa”, voltada para os professores da rede municipal de ensino de Queimadas, contratados e efetivos. O evento ocorreu no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo. A Jornada teve como objetivo promover condições para a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem, além de dar um direcionamento mais específico para a garantia de um ensino e aprendizagem críticos, reais e significativos.
Em abril de 2018, a Seduc se reuniu com sua equipe técnica para discutir sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para posterior elaboração da Proposta Curricular do município. Em Queimadas, a articuladora da Undime, professora Suely Melo apresentou o processo de elaboração da proposta estadual e orientou a equipe técnica da Seduc para a realização dos estudos locais para a sistematização das ações no município, bem como para o processo de implementação da BNCC.
Um dos mais relevantes investimentos feitos na Educação de Queimadas, foi nas capacitações promovidas pela Prefeitura de Queimadas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) voltada para professores, coordenadores e estudantes. Dentre as quais, destacaram-se a Educação Emocional, onde 200 profissionais da educação foram qualificados, sendo que mais de 2.500 alunos foram beneficiados com as atividades e os resultados constatados foram positivos e salutares.
A coordenação do Programa Mais Alfabetização também promoveu capacitação para as auxiliares das professores da rede pública municipal de ensino. Esta capacitação teve como objetivo preparar as assistentes cada vez mais para que estejam qualificadas no auxílio aos professores do município, oferecendo cada vez mais qualidade de ensino aos estudantes.
Em agosto de 2018, a Seduc promoveu mais um curso de Agente de Alimentação Escolar, que foi realizado na Escola Municipal Manoel Gonçalves. O curso teve como público alvo as merendeiras que já trabalham na rede pública municipal de ensino. O objetivo do curso, segundo a secretária de Educação de Queimadas, Rachel Castanha foi fazer a capacitação profissional das merendeiras das escolas de Queimadas para que elas pudessem estar cada vez mais aptas a lidar com esta realidade.
A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria de Educação e em Parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou ainda nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Capacitação Profissional, no sitio Zé Velho, o primeiro curso de formação em Gestão e Empreendedorismo voltado para professores pertencentes as escolas municipais dos anos finais do ensino fundamental. Cerca de 30 profissionais participaram do treinamento.
Ainda dando continuidade às formações para os gestores, coordenadores e professores da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Queimadas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou, no dia 26 de outubro de 2018, capacitações relacionadas ao processo de elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP). Também em parceria com o Sebrae, a PMQ promoveu o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), em três escolas do ensino fundamental II do município.
O Projeto consistiu em despertar o espírito empreendedor dos estudantes, motivando-os a serem donos dos seus próprios negócios. No entanto, vai além, uma vez que proporciona aulas motivadoras e diminuição da evasão escolar, a repetência e a violência. Atualmente, o Jepp conta com 400 alunos e 10 professores da Escola Antônio Vital do Rego, 10 professores da Escola Judith Barbosa e mais 10 da Escola Tertuliano Maciel.
A Seduc também fez parcerias com outras Secretarias da PMQ, com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com o Instituto Alpargatas, com a Editora Realize, com as escolas da rede pública municipal de ensino de Queimadas, com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o Sebrae, com o Incluir – Centro em Aprendizagem Especializada (CEA), com o Caps, Policlínica, Apae/Queimadas e Nasf e com a Casa do Empreendedor de Queimadas.
Cada uma dessas parcerias firmadas com a Seduc contribuiu para realização de Projetos, a exemplo do Circuito de Esportividade nas Escolas do Fundamental II que, através da Secult, incentivou a prática esportiva nas escolas, estimulando a motivação dos estudantes, por meio da realização de várias modalidades esportivas. Já a parceria com a UEPB, corrigiu distorções idade-série que existiam nas escolas municipais, via interação dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) com os colaboradores e professores da rede pública municipal que juntos atuaram no processo de alfabetização, oferecendo aos estudantes aprendizagem com mais qualidade.
Ainda em parceria com a UEPB, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação desenvolveu ações dos programas de Residência Pedagógica e Programa de Iniciação à Docência (Pibid), junto as escolas da rede pública municipal de ensino, visando a ampliação do processo de formação dos alunos da UEPB por meio do desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares com os estudantes do município. As escolas foram contempladas com os programas nas áreas de Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Geografia e Ciências, as escolas municipais foram: João Ferraz, Eduardo Correia, Carlos Ernesto, Judith Barbosa e Antônio Vital do Rêgo.
Também foi destaque a parceria da Seduc com o Instituto Alpargatas que foi renovado e garantiu a atuação dos Programas de Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura no município, com uma extensa troca de experiências e apresentação de números relevantes que comprovaram a intervenção positiva do Instituto na educação do município. A parceria com a Editora Realize proporcionou o lançamento de livros em formato E-book (livro em suporte eletrônico para distribuição via internet), reunindo artigos produzidos por professores da rede pública municipal de ensino, através do Prêmio Educação Inovadora.
Ainda em parceria com o Instituto Alpargatas, a Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação realizou, no dia 18 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Vitalzão, a entrega do Prêmio de Educação 2018 – Categoria Aluno Nota 10. Foram premiados 390 alunos de 39 escolas da rede pública municipal de ensino. Os alunos receberam uma medalha de reconhecimento e uma mochila do Instituto Alpargatas.
A Secretaria de Educação de Queimadas (Seduc) também fez parceria com as escolas da rede pública municipal de ensino e desenvolveu o Projeto Leitura em Rede (LER) que teve por finalidade despertar nos alunos o interesse pela leitura levando-o a reconhecer a importância desse hábito na construção de uma aprendizagem significativa. Já com o intuito de abordar temas em alusão ao cuidado com a saúde masculina e feminina, a Seduc promoveu, para os estudantes, parcerias com a Atenção Básica, Nasf, Imunização, Saúde Bucal, Vigilância Epidemiológica, Caps, Samu 192 e a Saúde na Escola desenvolveram o Projeto Dia Rosa, Dia Azul: Vivências e Práticas de Educação para a Saúde.
Com o objetivo principal de superar as barreiras linguísticas e desenvolver o autoconhecimento de jovens surdos e ouvintes do Brasil, França e Luxemburgo, através da capoeira, a Seduc de Queimadas-PB participou do Projeto Intercâmbio Cultural “Signe La Capoeira”, em Estrasburgo, na França que foi realizado no período de 6 a 14 de agosto/2018. O evento surgiu a partir de uma parceria entre as Universidades Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Organização não Governamental da França “Lab Inclusion”. Os educadores queimadenses foram convidados a participar do projeto pelo professor Eduardo Onofre que é coordenador do Núcleo de Educação Especial da UEPB.
Um dos Projetos que viabilizou mudanças no comportamentos dos estudantes queimadenses foi indubitavelmente o Projeto Jovem Empreendedor – Primeiros Passos (Jepp). O Programa foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Casa do Empreendedor e em parceria com o Sebrae, visando promover conhecimento e despertando o espírito empreendedor nos estudantes do 6º ao 9º anos.
Com o desenvolvimento e implantação do Jepp nas escolas Antônio Vital do Rego, Judith Barbosa e Escola Tertuliano Maciel foi possível a realização da I Feira do Empreendedorismo de Queimadas, onde os estudantes puderam expor os trabalhos produzidos por eles e comercializaram como forma de angariarem e investirem o dinheiro em seus futuros projetos.
Ainda com o objetivo de fortalecer a parceria entre as instituições e alinhar o fluxo de atendimento dos alunos com transtorno de aprendizagem e/ou deficiência matriculados nas escolas da rede municipal de educação de Queimadas, a equipe do Incluir – Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) se reuniu com representantes do Caps, Policlínica, Apae/Queimadas e Nasf para prestar assistência em nível clínico e/ou educacional às crianças e adolescentes que apresentaram dificuldade e/ou transtorno de aprendizagem. A pretensão foi incluí-los no processo de aprendizagem e consequentemente contribuir para o seu desenvolvimento psicoeducacional.
A Seduc também realizou diversas formações, dentre as quais se destacaram, a I Formação para Diretores e Coordenadores da rede pública de ensino, abordando temas baseados nas metas do Plano Municipal de Educação, a exemplo da Gestão Democrática e Participativa e ações que visaram o início das aulas. A formação fez parte do planejamento para o ano letivo 2018 e os temas debatidos foram: “O Papel do Gestor Escolar na Atualidade”; “Afetividade na Relação Professor-Aluno”; “Conhecendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” e “Plano Municipal de Educação”, além das dinâmicas de grupos desenvolvidas entre os diretores e coordenadores.
Dando sequência a proposta de formação continuada dos professores da rede pública municipal de ensino de Queimadas, a Secretaria de Educação realizou, no final do mês de abril de 2018, na Escola Vital do Rego, o 2º Seminário de Educação Infantil. A proposta teve por objetivo oportunizar aos professores da educação infantil a participação em discussões relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Seminário de Educação Infantil tratou do tema “Articulando a BNCC na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades”. A palestra foi proferida pela doutora do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande (PPGE/UFCG), Fernanda de Lourdes Almeida Leal.
A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas (Seduc) realizou também, em maio de 2018, através da Coordenação do Mais Alfabetização, a I Formação voltada aos voluntários inscritos no Programa. O objetivo foi capacitar os assistentes do ciclo de alfabetização para atuarem junto aos professores no auxílio aos estudantes do município que estavam com índices menos satisfatórios do que deveriam.
Já na Educação Inclusiva a equipe de cuidadores, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal de ensino, através da contínua formação para capacita-los, oferecida pela Secretaria de Educação de Queimadas (Seduc), superou diante os obstáculos do dia a dia. Prova disso, foi o crescente número de familiares com filhos especiais que buscaram as escolas do município para matriculá-los. Segundo informações da secretária de Educação de Queimadas, Rachel Castanha o município conta com 14 salas de recursos multifuncionais, operando de acordo com a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
A Seduc participou de importantes seminários, a exemplo do do VIII Seminário sobre a Experiência Educacional no município de Sobral, no Ceará que serviu para elaborar novas estratégias educacionais voltadas a rede pública municipal de ensino de Queimadas, uma vez que as políticas públicas desenvolvidas e implementadas pelo município de Sobral, no Ceará, há 20 anos atingem os melhores resultados da Educação no país.
Já em João Pessoa, aconteceu o XIV Seminário Nacional de Educação realizado pelo Instituto Alpargatas. Participaram do evento, 43 gestores escolares, 40 professores e a equipe técnica da Pasta. Os profissionais assistiram apresentações culturais e palestras sobre os desafios da educação na contemporaneidade. O foco do Seminário foi promover a troca de experiências que despertassem discussões sobre a importância de uma educação ressignificada, integradora de saberes, que contribuiu de forma interdisciplinar e multicultural para uma pedagogia inovadora e criativa. Na ocasião, a Escola Municipal Valentim Barbosa foi contemplada com o prêmio Gestão Nota 10, sendo agraciada com R$ 5 mil (Cinco mil reais). A professora Ana Paula Barboza de Oliveira da Escola Municipal Valentim Barbosa, no sítio Malhada Grande, foi a vencedora do prêmio Professor Nota 10 e ganhou um notebook.
A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no final do mês de abril de 2018, na Escola Antônio Vital do Rego, o Seminário de Educação Infantil. O evento teve como principal objetivo oferecer aos professores a oportunidade em participar das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Prefeitura de Queimadas, através da Seduc lançou, em março de 2018, o edital do “Prêmio Educação Inovadora”. A iniciativa pretendeu selecionar, premiar, divulgar e valorizar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas pelos professores em efetivo exercício em sala de aula da rede pública municipal de ensino.
A Seduc também esteve envolvida em Projetos que despertaram o prazer pela leitura, a exemplo do Baú da Leitura que já se consolidou e completou três anos de muito sucesso em 2018. O projeto já faz parte do calendário escolar e foi implantado na escola pelo professor, Raimundo Ramos dos Santos. Seu objetivo é incentivar a leitura e escrita das crianças. O Projeto Horta na Escola teve como objetivo educar sobre o cultivo de hortaliças para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher, os estudantes passassem a valorizar as práticas campesinas. Os estudantes adoraram a experiência exitosa.
Já no quesito infraestrutura, Queimadas foi agraciada no 1º Pacote de Obras lançado, em setembro de 2017, pela Prefeitura Municipal, com uma nova Escola-Modelo com capacidade para atender cerca de 500 alunos. A Escola Alzira Maia, localizada no sítio Zé Velho, foi inaugurada no dia 13 de julho de 2018 e entregue aquela comunidade. Uma verdadeira multidão se fez presente ao evento, mais uma vez considerado histórico pelos moradores daquela localidade.
A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana de julho de 2018, a entrega de jogos didáticos-pedagógicos às escolas de Educação Infantil da rede pública municipal de ensino. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, através da metodologia lúdica.
A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas (Seduc), através da coordenação dos anos finais do ensino fundamental realizou, em junho de 2018, nas escolas da rede pública municipal a divulgação da II Olimpíada do Conhecimento. Esta ação visou motivar os alunos para se preparem para o dia da prova. Os exames foram aplicados no dia 10 de agosto de 2018, nas escolas municipais Judith Barbosa, Vital do Rego e Tertuliano Maciel. Cerca de 1800 estudantes se submeteram as provas.
No final de agosto, a Seduc realizou uma reunião com os professores do 6º ano da Escola Municipal Judith Barbosa de Paula Rego. O objetivo foi analisar o resultados dos alunos que participaram da primeira etapa da II Olimpíada do Conhecimento. A reunião também serviu para traçar as metas e as estratégias para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no município e preparar os participantes para a segunda etapa da Olimpíada que aconteceu no dia 30 de outubro. Eles realizaram provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de uma Produção Textual. Ao final, os que se destacaram, foram premiados com mochilas, tablets, TVs e Notebooks. Foram distribuídos ao todo 20 prêmios que foram entregues, em solenidade, no final do ano de 2018.
A Seduc também obteve colaboração do Projeto Mãos que Ajudam da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons). No dia 9 de setembro/2018, o coordenador do “Mãos que Ajudam”, Ataandson Paes e sua equipe de voluntários que compõe o Projeto limparam os matos nos arredores da Escola Antonio Vital do Rego. A Casa do Empreendedor de Queimadas foi responsável por solicitar ajuda do trabalho voluntário prestado pelo Projeto que atende a limpeza e pintura de escolas públicas, limpeza e recuperação de praças e repartições públicas, além de participar ativamente de campanhas de doação de sangue.
E mais uma vez, a Seduc realizou, em Setembro, um dos mais belos desfiles cívicos da história do município. No dia 2 de setembro, no Ligeiro, ocorreu o desfile e as comemoração alusivas ao dia da Independência do Brasil. O tema de 2018 foi: “Nossas Mãos Construindo Queimadas. Nosso Povo é Amigo das Letras”. Já a abertura oficial da Semana da Pátria, foi realizada no dia 3, em frente à sede da PMQ, onde ocorreu o hasteamento da Bandeira com a presença do prefeito, José Carlos de Sousa Rego e demais autoridades. E no dia 7 de setembro/2018, foi realizado o grande Desfile Cívico do município com a participação de todas as escolas municipal, estadual e privada, localizadas na zona urbana.
A Secretaria de Educação de Queimadas realizou também, no dia 28 de agosto de 2018, uma reunião com professores de todas as escolas da rede pública municipal de ensino para analisar e escolher os livros didáticos dos anos iniciais (1º ao 5º), nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Arte, Educação Física e Geografia, além da Educação Infantil que serão utilizados nos próximos quatro anos. Os professores presentes no encontro representaram os demais profissionais das escolas nas quais atuam e foram escolhidos e indicados pelos colegas das referidas instituições educacionais.
Visando acolher e tornar o processo de adaptação dos estudantes advindos das escolas da zona rural, mais tranquilo e menos traumático, a Seduc/Queimadas promoveu um intercâmbio entre os alunos das zonas rural e urbana do município. A secretária explicou que quando chega o período dos alunos das escolas localizadas na zona rural se mudarem para as da zona urbana, há uma certa rejeição, que acaba acarretando em evasão escolar e desistência da continuidade nos estudos. Portanto, a importância desta ação, através dessa interação entre os estudantes, para evitar tais problemas.
A Prefeitura de Queimadas-PB, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou também, em 2018, no Ligeiro, o II Encontro das Creches Municipais. O evento teve como objetivo reunir funcionários, estudantes e parceiros para um momento de descontração e confraternização.
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, que ocorre no dia 20 de novembro, os estudantes da educação infantil ao 5º ano, da Escola Municipal Tertuliano Maciel, localizada no Ligeiro, em Queimadas (PB), realizaram apresentações culturais e pedagógicas dos estudos realizados no decorrer do bimestre, destacando especialmente a Cultura Afro-brasileira.
O Dia do Amigo também não passou em branco, em 2018, e em concordância com a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, as diretoras das creches Maria José Saraiva Leite, Irene Pereira dos Santos e Marieta Marinho Falcão, Sara Raquel, Rose Flor e Silvia Miranda respectivamente, aproveitaram a passagem da data e reuniram as crianças em uma comemoração especial e afetuosa. A reunião das crianças se deu na Creche Maria José Saraiva Leite, localizada no Ligeiro, a convite da gestora, Sara Raquel, no dia 20 de julho.
A Secretaria de Educação de Queimadas, através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Maciel se destacou e foi finalista do Prêmio Jabuti, que comemorou 60 anos em 2018. Trata-se da maior premiação literária do Brasil. O Prêmio foi criado em 1958 e outorgado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o “Jabuti” é o mais tradicional e prestigiado prêmio do livro do País, conferindo aos vencedores o reconhecimento do leitor e da comunidade intelectual brasileira.
A Seduc se destacou ainda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2018, e foi exemplo para os municípios do estado e porque não dizer do Brasil. A rede pública municipal superou a meta estipulada pelo Ministério da Educação de 4.6 para 5.4 nos anos iniciais e também ultrapassou a meta projetada de 3.5 para 3.9 para os anos finais, ambos do ensino fundamental.
E uma das ações mais importantes, em 2018, por parte da PMQ, através da Secretaria de Educação foi, em definitivo, a inauguração do Incluir - Centro Especializado em Aprendizagem (CEA), que ocorreu oficialmente em Setembro do ano passado. O órgão tem o objetivo de cuidar das crianças e adolescentes, da rede pública municipal de ensino, que sofrem de transtornos de aprendizagem.
Desde que foi inaugurado, o Incluir – CEA já realizou reuniões com as famílias dos estudantes matriculados, visando fortalecer a importante parceria com os pais dos alunos para tratar do seu funcionamento e das propostas de atividades, tanto para as crianças como para as famílias e ficou determinado que o início das atividades se daria com a Educação Emocional.
Sendo assim, no dia 26 de novembro, o Incluir – CEA, iniciou duas turmas com aulas de Educação Emocional para as crianças e adolescentes matriculados na instituição. No total, estão sendo beneficiados com este novo módulo, cerca de 40 participantes. No dia 3 de dezembro, ocorreu o 1º encontro das famílias com a Educação Emocional.
Na oportunidade, a coordenadora do Núcleo de Educação Emocional da Universidade Federal da Paraíba (Neemoc/UFPB), Dra. Elisa Gonsalves Possebon participou do evento, colaborando com o desenvolvimento das competências emocionais das famílias dos alunos atendidos pelo órgão. O evento trabalhou o bem estar emocional de cada membro da família dos alunos que se fizeram presentes.
Já na Educação Especial, a Secretaria Municipal de Educação realizou, no final de novembro, no Incluir/CEA, mais um encontro com os pais dos alunos com deficiência, matriculados nas escolas da rede pública municipal de ensino e que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais. A reunião teve como objetivo discutir sobre o apoio, a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é prestado, através das escolas, de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.
Nova disciplina - A Prefeitura de Queimadas-PB, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com o Núcleo de Educação Emocional da Universidade Federal da Paraíba (Neemoc/UFPB) se reuniu com o Conselho Municipal de Educação, no dia 20 de dezembro de 2018, onde foi possível discutir sobre a aprovação e inclusão da Educação Emocional como disciplina curricular no ensino fundamental nas escolas do município.
A Proposta foi aprovada por unanimidade e, a partir de 2019, os estudantes das escolas da rede pública municipal de ensino, terão acompanhamento de profissionais capacitados na área. Conforme explicações da Dra. em Educação Emocional, Elisa Possebon trata-se de uma ação inovadora, resultado de quase dois anos de investimentos na formação de professores, como também no acompanhamento de experiências nas escolas.
O Incluir-CEA foi agraciado com um Gongo que foi doado pelo Professor Fabrício Possebon, membro do Núcleo de Educação Emocional e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, da Universidade Federal da Paraíba, com o intuito de implantar uma proposta terapêutica, a Gongoterapia. O gongo em questão é um instrumento de fabricação artesanal, feita por Peterson Menezes, luthier e mestre de gongos, de Itú, interior do estado de São Paulo. Fabrício Possebon explicou que a vivência com gongos é uma terapia vibracional, de origem tibetana, baseada na ressonância sonora, a qual o indivíduo é submetido e que lhe proporciona bem-estar e equilibração, em suas múltiplas dimensões: física, vital, emocional, mental e espiritual.


