Queimadas será destaque em Revista paraibana de Turismo e palco de estudos para pesquisadores de São Paulo

Publicado em 25/03/2018 às 15:43

Esta semana, entre os dias 22 e 23 de março, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Queimadas recebeu uma equipe técnica da produção da Revista Baraúnas e de pesquisadores de São Paulo com o objetivo de realizar estudos sobre o turismo ecológico e a riqueza geográfica do município.

A revista Baraúnas, desenvolvida pelo Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a revista apresenta em seu editorial reportagens sobre Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Comportamento, Turismo e o cotidiano de cidades paraibanas, além de perfis e entrevistas com personagens diferenciados.

Segundo uma de suas colaboradoras, a estudante de jornalismo, Adriana Araújo, Queimadas possui uma grande riqueza ecológica e entrará na pauta da próxima edição da Revista Baraúnas, onde será destacado o Turismo Ecológico de Aventura do município.

O pesquisador, historiador e autor do livro “Enigmas: a história secreta da humanidade”, André Pierre, que também é editor da conceituada editora Anunaki, junto com o também pesquisador e historiador, Adonai, visitaram a pedra do Touro e as Itacoatiaras dos Macacos.

Em um breve estudo realizado por eles na pedra do Touro e nas Itacoatiaras dos Macacos, foi possível encontrar características únicas que se comparam as das rochas do Peru e Bolívia, por exemplo. Segundo os pesquisadores, o próximo passo agora é fazer um estudo de alinhamento e de características dessa riqueza de Queimadas com todo o território brasileiro.

“É uma excelente oportunidade mostrar o que o nosso município tem de melhor e que está aos poucos sendo explorado. Apresentar um pouco da Rota dos lajedos, projeto do SEBRAE que reúne pontos turísticos de vários municípios assim como Queimadas nos engradece e nos dá a certeza de que estamos no caminho correto”, destacou a secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Queimadas, Angélica Figueiredo.

Para a coordenadora de Cultura de Queimadas, Anne Ferreira é de suma importância que o município tenha a capacidade de oferecer tantas riquezas que aos poucos tem sido descobertas e devidamente divulgadas, colaborando desta forma para o desenvolvimento do turismo na cidade.

“O interessante da nossa região poder receber pesquisadores para estudar as riquezas geográficas e territoriais aqui existentes é que além de contribuirmos para o desenvolvimento dos profissionais e instituições que nos visitam, ainda temos o município divulgado. Outro ponto importante é que justamente essas características singulares que foram encontradas aqui e que servirão para aprimorar as informações que são passadas aos turistas que nos visitam”, ressaltou Anne Ferreira.