Notícia

Profissionais da Vigilância Ambiental de Queimadas são convidados para apresentar seminário sobre doença de Chagas e Dengue aos estudantes de Medicina da Facisa

por Publicado em 10/03/2018 às 18:59

Os profissionais da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde de Queimadas, foram convidados esta semana para participar de um Seminário voltado aos estudantes de Medicina da Facisa, em Campina Grande. O convite foi feito pela professora de Saúde Coletiva III, Roumayne Fernandes Vieira Andrade e teve como objetivo mostrar, na prática, como funciona o trabalho de campo, sobre doença de chagas e dengue, desenvolvido por estes profissionais no município.

O supervisor da Vigilância Ambiental de Queimadas, Cláudio José Silva de Almeida demonstrou todo o trabalho de campo que é desenvolvido no município e levou ao conhecimento dos estudantes de Medicina da Facisa sua experiência de 18 anos na área. “Foi uma experiência inesquecível, Confesso que fiquei um pouco receoso por estar entre estudantes, mas minha experiência na prática há 18 anos fez a diferença e creio ter satisfeito a todos os questionamentos dos estudantes. Eles ficaram impressionados com o nosso trabalho”, frisou.

Além de apresentar detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância Ambiental de Queimadas, Cláudio Silva tirou as dúvidas mais frequentes sobre transmissão, sintomas e prevenção das doenças de Chagas e da Dengue. “O trabalho realizado pelos profissionais do nosso município pode esclarecer dúvidas a qualquer estudante de qualquer instituição. Somos qualificados para isso”, pontuou Cláudio.

A secretária de Saúde de Queimadas, Eugênia Bernardino afirmou que é de suma importância que estudantes das mais variadas instituições de ensino possam realizar seminários e palestras com o intuito de poder haver essa troca de experiências. Ela acrescentou que os profissionais de Queimadas estão aptos participarem de palestras e afins, pelo excelente trabalho de campo desenvolvido no município e pelas qualificações que são oferecidas a eles pela Prefeitura de Queimadas.

“Creio que essa troca de experiências é bastante salutar. Queimadas hoje serve como exemplo para participar de qualquer tipo de apresentação que possa levar conhecimento prático para qualquer instituição de ensino. Nossos profissionais estão aptos para transmitir conhecimento suficiente sobre todas as formas de transmissão, os sintomas e como podemos nos prevenir a respeito destas doenças e de outras. Esta troca de experiências é muito importante e creio ser necessária para qualificar ainda mais o nosso trabalho”, assegurou Eugênia.