Prefeitura de Queimadas inaugura primeira sede do Conselho Municipal de Educação

por Publicado em 30/11/2017 às 16:11

A Prefeitura de Queimadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação inaugurou, na manhã desta quinta-feira (30), a sede do Conselho Municipal de Educação (CME). Pela primeira vez em sua história, o município agora conta com uma sede exclusiva para o CME. A primeira sede foi inaugurada, na presença da secretária de Educação, Delúsia Barros, do prefeito, Carlinhos de Tião e demais autoridades e auxiliares da administração e da colaboradores da sociedade civil.

A sede do Conselho Municipal de Educação (CME) de Queimadas contará também com o funcionamento da Inspetoria Municipal de Ensino. De acordo com a secretária de Educação, Delúsia Barros, tanto a Inspetoria de Ensino como o CME terão como atribuição principal, a garantia da qualidade do ensino no munícipio. “São instâncias que atuarão como colaboradoras da Seduc, nos dando o suporte necessário nas deliberações, normatizacões e fiscalizações das escolas de Queimadas”, pontuou.

Delúsia Barros destacou também que os conselheiros do CME devem atuar de forma que a efetivação de um ensino e de uma aprendizagem de qualidade, seja prioridade em suas decisões sempre deliberando de maneira que a justiça, a verdade e a razão se sobressaiam. “O Conselho exerce um papel muito importante, garantindo o controle social das políticas públicas. Nossa gestão valoriza o CME e, por isso mesmo preza para que suas deliberações estejam pautadas na justiça, na verdade e na razão”, destacou.

O CME é um colegiado de assentos que reúne diversos segmentos sociais, como professores, diretores de escolas municipais, estudantes, pais, sindicatos, Prefeitura, Conselho Tutelar e estabelecimentos privados. Seu papel é participar da construção e acompanhamento das políticas educacionais em Queimadas, além de fiscalizar a aplicação das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e credenciar as escolas particulares de educação infantil.