PMQ implanta estratégia de fortificação da alimentação infantil e atende 166 alunos da rede municipal de ensino

por Assessoria Publicado em 12/06/2017 às 20:40

A Prefeitura Municipal de Queimadas, através das Secretarias de Saúde e da Educação, encerra no final deste mês de junho o 1º Ciclo do Programa NutriSus, que visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais para os estudantes da rede municipal de ensino. A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças, tanto nas escolas quantos nas creches.

A estratégia foi implantada em escolas e creches participantes do Programa de Saúde na Escola (PSE), abrangendo todas as crianças matriculadas, com foco na faixa etária entre 06 e 48 meses (quatro anos), não havendo contra indicações para crianças até os cinco anos. No entanto, o suplemento só está sendo adicionado à alimentação das crianças que fizeram a adesão ao NutriSus, através da assinatura do termo de adesão efetivada pelos pais ou responsáveis quando da realização das reuniões de pais nas referidas escolas.

O primeiro ciclo do Programa NutriSus foi implantado em março deste ano e se encerra no final do mês de junho. Após quatro meses, um segundo ciclo será reiniciado e mais uma vez o sachê com nutrientes volta a fazer parte do cardápio de merenda das crianças. Em Queimadas, cinco escolas e três creches foram contempladas, totalizando 166 alunos assistidos com a estratégia de micronutrientes.

A coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Queimadas, Daniela Duarte explicou que só estão inseridas no Programa NutriSus, aquelas crianças em que os pais compareceram às reuniões nas referidas escolas e creches do município e assinaram o termo de adesão, permitindo a ingestão da suplementação na merenda escolar. “Esse é um dos critérios exigidos pelo Programa Nutrisus, que os pais devem assinar o termo de adesão, permitindo que possamos adicionar à merenda dos seus filhos o nutriente contendo vitaminas e minerais”, explicou.

Já a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Queimadas, Joilma Batista, faz um alerta para que os pais e responsáveis dos alunos, na faixa etária correspondente ao Programa NutriSus, compareçam a unidade escolar para assinarem ao termo de adesão, permitindo desta feita que os nutrientes possam ser adicionados à merenda escolar dos seus filhos. "Os micronutrientes não tem contra indicação, mas mesmo assim só podemos adicionar à alimentação dos alunos, caso seus pais permitam", destacou Joilma