Equipe da Ream de Queimadas participa de curso de formação para Gestoras de órgãos de políticas públicas para as mulheres

por Publicado em 28/03/2018 às 16:56

A equipe da Gerência de Gênero e Proteção à Mulher de Queimadas participou do curso de formação para Gestoras de órgãos de políticas públicas para as mulheres, onde foram debatidos temas como: equidade de gênero, empoderamento das mulheres, autonomia e participação social, políticas públicas para mulheres rurais, preconceito, racismo e diversidade.

A capacitação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e aconteceu, na última segunda (26) e terça-feira (27), na Fundação Casa de José Américo, no bairro Cabo Branco.

Segundo a gerente de Gênero e Proteção à Mulher de Queimadas, Isânia Monteiro a participação no curso foi de extrema relevância às demandas da diversidade. “Nosso papel é garantir a todas as mulheres do campo, cis, lésbicas, negras, trans, com deficiência o direito de viver longe das situações de violência”, destacou.

Ainda conforme Isânia, o curso teve o papel de fortalecer os mecanismos e órgãos de políticas públicas para as Mulheres em sua totalidade, para as ações futuras, dando continuidade ao plano de política para as mulheres já existente, em especial para a Rede de Atendimento à Mulher (Ream) de Queimadas.

“Foi mais uma oportunidade de trazer, não apenas, para quem trabalha na gerência, mas para toda Ream um olhar na perspectiva de gênero e diversidade, compreendendo que apesar dos avanços e desafios, ainda temos muito a construir”, frisou.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira afirmou ser de suma importância cursos de formação para qualificar os profissionais que estão na ponta do atendimento às mulheres. “É nosso compromisso enquanto gestão fortalecer as políticas públicas de atendimento às mulheres para que a sociedade veja essa problemática que afeta a sociedade como um todo. Nós enquanto Rede estaremos no enfrentamento a todas as formas de violência de gênero”, pontuou.

Na visão da advogada do Creas de Queimadas, Luana de Souza o curso foi um espaço propício para o conhecimento, diálogo e discussão de gestoras nos municípios da Paraíba e Queimadas tem se tornado referência no tema.“Queimadas tem se tornado referência no diálogo e construção de políticas públicas para as mulheres. Isso se deve a sensibilidade gestões municipal e estadual, além do engajamento da Ream”, ressaltou Luana.

A palestra de abertura aconteceu, às 20h, com a psicóloga Suely Oliveira sobre Públicas para as Mulheres: Desafios e Estratégias para consolidar a política na gestão pública. Suely Oliveira é psicóloga, mestra em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como secretária de Articulação Institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Governo Federal. É ativista do movimento feminista, doutoranda em psicologia clínica e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades da UFPE (Gema).