Alunos da rede pública municipal de ensino de Queimadas aprendem a lidar com suas emoções em sala de aula

por Publicado em 17/09/2017 às 18:28

Além das disciplinas tradicionais, algumas escolas da rede pública municipal de ensino de Queimadas estão inserindo na rotina de sala de aula a educação emocional, e o resultado já é percebido diretamente no dia a dia dos estudantes. Professores que estão participando da Formação em Educação Emocional estão aplicando técnicas que contribuem para que os alunos aprendam a lidar com as suas emoções.  Para a doutora em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Elisa Possebon, responsável pela formação e capacitação em Educação Emocional dos professores do município, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais são tão ou mais importantes para a formação dos alunos.

“Se estas áreas não forem trabalhadas, acabam interferindo ou até mesmo prejudicando o aprendizado cognitivo. Afirmei que me sinto muito feliz em perceber que o município de Queimadas é vanguardista na implementação dessa didática, afinal a educação emocional ajuda os alunos a se tornarem mais focados. Portanto, se concentram mais no aprendizado e melhoram seus relacionamentos com os colegas e principalmente com seus professores. O resultado disso tudo é aumentar o desempenho escolar”, destacou Possebon.

A secretária municipal de Educação de Queimadas, Delúsia Barros, explicou que desde o princípio quando assumiu a Seduc e em conversa com o prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, a prioridade da atual gestão é investir na formação e capacitação dos professores, para fazer do ensino público municipal de Queimadas referência. “Temos investido diariamente na formação e capacitação dos nossos professores e isso tem sido um diferencial, porque aprendemos mais como lidar com nossos alunos e podermos oferecer ensino de qualidade”, frisou Delúsia.

Delúsia destacou ainda, que a educação emocional nas escolas, tem permitido aos alunos se reconhecerem, conhecerem suas próprias emoções e a maneira mais adequada de lidar com essas emoções. “Muitos deles são ansiosos, impulsivos, mas com a metodologia que temos adotado, eles acabam aprendendo a controlar essas emoções mais fortes e isso tem nos dado um resultado gratificante, tanto na aprendizagem quanto na diminuição da violência escolar”, ponderou.