Notícia

Alunos da Escola José Tavares colhem hortaliças oriundas do Projeto Horta na Escola

por Publicado em 19/04/2018 às 19:32

A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, através da Escola José Tavares, localizada no sítio Castanho de Baixo implantou o “Projeto Horta na Escola” que tem como objetivo educar sobre o cultivo de hortaliças para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher, os estudantes passem a valorizar as práticas campesinas.

A secretária de Educação, Rachel Castanha destaca a importância social envolvida no projeto Horta na Escola, uma vez que os estudantes elevam sua autoestima ao observarem que o objeto do seu trabalho está sendo consumido e não ficando apenas à mercê de sua nota.

“Trabalhar a terra na escola possibilita aos estudantes perceberem que o campo é responsável pela manutenção da cidade no que diz respeito à alimentação e, portanto, há uma valorização da zona rural, podendo inclusive influenciá-los futuramente a desenvolver seus estudos nesta área, enriquecendo seus conhecimentos, desenvolvendo projetos e valorizando o campo”, frisou Rachel.

Outro fator de destaque, na visão da secretária Rachel Castanha é com relação a alimentação. Os estudantes plantam, colhem e consomem da sua própria horta. Parte do que é colhido é levado para as suas famílias e outra parte complementa a merenda escolar. “Essa alimentação equilibrada contribui para a saúde, atuando como meio preventivo de diversas doenças. E eles tem o direito de colherem o que plantarem e levarem para suas residências. Esse processo tem contribuído para uma melhor aprendizagem”, pontuou Rachel.

Para Rachel, esta é mais uma metodologia utilizada em algumas escolas do município que tem dado certo e serve como exercício em laboratório a céu aberto para realização de aulas práticas de diversas disciplinas, além de que os alunos tem mais convívio com a natureza. “É um processo metodológico que envolve alunos, professores, coordenadores, funcionários, família a fim de dinamizar as aulas, uma vez que será de fundamental importância ao conhecimento prático dos alunos”, destacou a secretária.