Coronavírus (COVID-19)

Vacinação: gestantes e puérperas com comorbidades recebem a primeira dose da vacina Pfizer

Publicado em 31/05/2021 às 17:19

Com a chegada da primeira remessa da vacina Pfizer/Comirnaty ao município de Queimadas-PB, as gestantes e puérperas com comorbidades receberam, nesta segunda-feira (31), a primeira dose da imunização contra a covid-19.

O local de aplicação foi a USF Centro e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) providenciou o transporte para as gestantes e puérperas residentes na zona rural. Antes de receber a vacina, todas passaram pela triagem da equipe de saúde e fizeram o teste rápido para covid-19 afim de identificar eventuais casos de contaminação. Todos os resultados foram negativos para o coronavírus.

Além das gestantes e puérperas vacinadas com a Pfizer, a SESAU também segue imunizando as pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos com as vacinas Coronavac e AstraZeneca, e espera receber nos próximos dias novas remessas para ampliar as estapas de vacinação.

Vacinas Pfizer

Dos 223 municípios paraibanos, apenas 56 estão qualificados pela Secretaria de Estado da Saúde para o recebimento das vacinas do laboratório Pfizer. Queimadas está entre eles graças ao investimento recente da Prefeitura na ampliação da capacidade técnica do município para o armazenamento de vacinas, a exemplo da aquisição de câmaras frias especiais para as 18 Unidades de Saúde da Família  (USF) e da capacitação realizada com os profissionais.