Coronavírus (COVID-19)

Secretaria de Saúde inicia realização de testes rápidos para covid-19 nesta quarta

Publicado em 12/05/2020 às 19:20

Através de parceria com o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas-PB inicia, nesta quarta-feira (13), a realização dos testes rápidos para diagnóstico da covid-19. Os procedimentos serão realizados no Laboratório Municipal de Análises Clínicas e, a princípio, são direcionados exclusivamente aos pacientes com suspeita da doença.

O teste rápido é um instrumento de triagem que, em apenas 15 minutos, identifica a presença dos anticorpos produzidos pelo organismo para reagir ao coronavírus. Deve ser realizado entre o 8º e o 10º dia do início dos sintomas. Caso o resultado seja positivo, o paciente será indicado manter o período de quarentena (quinze dias) e será monitorado pela equipe da sua unidade de saúde e pela vigilância epidemiológica.

Conforme explica a coordenadora municipal de vigilância epidemiológica, Camilla Sandrianny, a realização dos testes rápidos será feita mediante a solicitação médica, notificação do caso suspeito e agendamento da Secretaria de Saúde, obedecendo o seguinte procedimento técnico:

• Ao apresentar os sintomas característicos da covid-19, o paciente deve procurar sua Unidade Básica de Saúde;
  • Na consulta, o médico vai avaliar a necessidade de solicitação do teste;
  • Esta solicitação será encaminhada para a vigilância epidemiológica, que agenda a data e horário de realização do teste rápido no laboratório;
  • Cada pessoa irá realizar seu teste em um horário específico, seguindo todos as normas de segurança estabelecidas.

“A realização destes testes rápidos aqui no município é de grande importância, pois nós conseguimos trabalhar de forma mais eficaz na identificação dos casos positivos e no monitoramento dos pacientes suspeitos”, destacou a coordenadora Camilla.

Além da realização dos testes rápidos no laboratório municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Queimadas também trabalham em uma nova série de ações para enfrentamento da pandemia do coronavírus, a ser divulgada nos próximos dias.