Coronavírus (COVID-19)

Secretaria de Educação capacita seus educadores para a utilização das plataformas digitais de ensino não presencial

Publicado em 11/05/2020 às 12:32

Após regulamentar o uso de ferramentas digitais como suporte para as atividades escolares não presenciais durante a pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas-PB (Seduc) se empenha agora na capacitação dos educadores da rede municipal de ensino para o uso das plataformas Google Classroom e Microsoft Teams.

As formações estão sendo realizadas inicialmente com os coordenadores pedagógicos e gestores escolares através de videoconferências. Em seguida, serão ampliadas para os professores e auxiliares pedagógicos de cada unidade educacional (escolas e creches).

Além de aprender a operação técnica das ferramentas digitais, os educadores também são estimulados a desenvolver novas estratégias que possibilitem maior aproximação entre professor e aluno, mesmo que à distância. A Seduc também trabalha na elaboração de um plano estratégico que vai orientar toda a comunidade escolar na promoção do ensino não presencial em caráter emergencial.

Conforme explica a secretária de Educação, Rachel Castanha, a realização das atividades online não substitui a importância da aula presencial e regular, mas neste momento de emergência em saúde pública, a continuidade dos estudos não presenciais é fundamental para a manutenção do vínculo socioeducacional entre escola e aluno.