Coronavírus (COVID-19)

Prefeitura cria Comitê Social de Atendimentos Emergenciais para situações decorrentes do covid-19

Publicado em 24/03/2020 às 09:57

A Prefeitura Municipal de Queimadas-PB adotou uma nova medida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), foi criado o Comitê Social de Atendimentos Emergenciais para situações decorrentes do covid-19.

O comitê é formado por assistentes sociais, psicólogos e demais técnicos da SMDS com o objetivo de prestar assistência psicossocial para as famílias em situações de risco e vulnerabilidade social decorrentes da pandemia. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Alzenira Alexandrino, o trabalho da assistência social será de fundamental importância neste momento difícil por que passa o município e todo o país.

“O Comitê de Atendimentos Emergenciais vai atuar em conjunto com os agentes comunitários de saúde e com toda a sociedade, seja para abordar pessoas em situação de rua, seja para fazer qualquer atendimento decorrente de uma situação provocada pela pandemia, que necessite da atuação imediata da nossa equipe”, destacou a secretária.

Para acolher as demandas, a SMDS criou uma Central de Atendimento composto por cinco linhas telefônicas: (83) 99414-4921; 99414-4948; 99414-4913; 98825-2145; e 99414-4940 (este último número é exclusivo para atendimentos do Programa Bolsa Família). O cidadão pode entrar em contato com a equipe da secretaria e informar a situação de sua família, vizinhos, parentes ou conhecidos.

Dentre as diversas possibilidades de intervenção social, está a entrega de alimentos, itens de higiene pessoal e atendimentos psicológicos. Para o atendimento imediato destas solicitações, a SMDS está montando uma estratégia de trabalho que inclui dois veículos de prontidão para eventuais visitas domiciliares e adoção de todas as medidas higiênicas preventivas por parte de seus profissionais.