Com o objetivo de reduzir o impacto da suspensão das aulas
provocado pela pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc)
de Queimadas-PB lançou um Plano Estratégico Para as Atividades Não Presenciais.
O documento é direcionado à orientação dos educadores da rede municipal de
ensino, mas também pode ser adotado por escolas da rede privada.
A Seduc compreende que a realização das atividades não
presenciais representa um desafio para todos os participantes do contexto
educacional. Neste sentido, foi estruturada uma rede de cooperação com a
definição das atribuições de cada profissional e a divisão de responsabilidades
entre toda a equipe.
De acordo com a secretária de Educação, Rachel Castanha, o
ensino não presencial não substitui a importância do ensino regular, mas neste
momento de emergência em saúde pública, a promoção de ferramentas que
possibilitem os estudos se torna fundamental para manter os vínculos dos alunos
com seus professores e contextos escolares.
“Nosso maior intuito é a garantia os direitos de
aprendizagem dos alunos, os quais, por conta da atual situação, não podem ficar
à margem dos processos de aprendizagem. O plano estratégico da Seduc surgiu
neste sentido, de manter o vínculo entre a comunidade escolar e prevenir também
os índices de reprovação ou evasão escolar após o retorno das aulas”, destacou
a secretária.
No plano são listados os objetivos gerais, objetivos
específicos e as estratégias para aplicação das atividades não presenciais de
acordo com a etapa de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação
Especial. Também foi elaborado um conjunto de orientações para o monitoramento
e acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
A partir do lançamento do documento, a Seduc também já
trabalha na apresentação do material aos professores, coordenadores pedagógicos
e gestores escolares. As apresentações e capacitações estão sendo feitas
através de plataformas de videoconferência.