Coronavírus (COVID-19)

Seduc lança Plano Estratégico para auxiliar os professores na aplicação das atividades não presenciais

Publicado em 15/05/2020 às 09:27

Com o objetivo de reduzir o impacto da suspensão das aulas provocado pela pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Queimadas-PB lançou um Plano Estratégico Para as Atividades Não Presenciais. O documento é direcionado à orientação dos educadores da rede municipal de ensino, mas também pode ser adotado por escolas da rede privada.

A Seduc compreende que a realização das atividades não presenciais representa um desafio para todos os participantes do contexto educacional. Neste sentido, foi estruturada uma rede de cooperação com a definição das atribuições de cada profissional e a divisão de responsabilidades entre toda a equipe.

De acordo com a secretária de Educação, Rachel Castanha, o ensino não presencial não substitui a importância do ensino regular, mas neste momento de emergência em saúde pública, a promoção de ferramentas que possibilitem os estudos se torna fundamental para manter os vínculos dos alunos com seus professores e contextos escolares.

“Nosso maior intuito é a garantia os direitos de aprendizagem dos alunos, os quais, por conta da atual situação, não podem ficar à margem dos processos de aprendizagem. O plano estratégico da Seduc surgiu neste sentido, de manter o vínculo entre a comunidade escolar e prevenir também os índices de reprovação ou evasão escolar após o retorno das aulas”, destacou a secretária.

No plano são listados os objetivos gerais, objetivos específicos e as estratégias para aplicação das atividades não presenciais de acordo com a etapa de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial. Também foi elaborado um conjunto de orientações para o monitoramento e acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

A partir do lançamento do documento, a Seduc também já trabalha na apresentação do material aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. As apresentações e capacitações estão sendo feitas através de plataformas de videoconferência.