Coronavírus (COVID-19)

Seduc adota estratégia de ensino à distância para levar o conhecimento para os alunos durante o distanciamento social

Publicado em 26/03/2020 às 10:06

Em tempos de distanciamento social, a aprendizagem também acontece. Com as aulas da rede municipal de ensino suspensas por conta da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Educação de Queimadas-PB (Seduc) mobiliza seus profissionais para levar conhecimento aos alunos na modalidade de ensino a distância (EAD).

A estratégia adotada tem como base a disponibilização de videoaulas gravadas pelos professores para suas respectivas turmas, através das redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e grupos de Whatsapp). Conforme explica a secretária municipal de Educação, Rachel Castanha, estes conteúdos não serão contabilizados como forma de avaliação para notas, mas proporcionarão o aspecto mais importante, que é a aprendizagem.

“Sabemos que este período de distanciamento social não é fácil e quebra aquela rotina de aprendizado, de ir para a escola todos os dias. Então, para dar continuidade ao processo educativo e minimizar as perdas deste período fora da escola, estamos nos esforçando para prestar toda a assistência aos nossos alunos por meio da tecnologia, tendo os pais como atores fundamentais. Sabemos também que nem todos serão alcançados, mas aqueles que forem beneficiados já será muito importante”, pontuou Rachel.

A secretária explica ainda que os gestores das escolas municipais mantém um diálogo constante com os pais e responsáveis pelos alunos através de grupos no aplicativo Whatsapp. Este espaço será utilizado também para o envio das vídeo aulas, dicas de leitura e exercícios extra. Os pais terão a missão de auxiliar os seus filhos na realização das atividades.

A Seduc está desenvolvendo também um plano de ação para alcançar a todos os alunos e escolas da zona rural, visto que há dificuldade de acesso à internet em vários locais e nem todas as famílias possuem computadores ou smartphones que possibilitem o estudo à distância. Nesta iniciativa, destaca-se ainda o apoio do Instituto Alpargatas, importante parceiro para o desenvolvimento da educação pública no município.