Através da Portaria Nº 46, de 04 de maio de 2020, a
Secretaria Municipal de Educação e Queimadas-PB (Seduc) regulamentou o uso de
ferramentas digitais para apoio às atividades escolares não presenciais da rede
municipal de ensino durante o período de pandemia da covid-19.
De acordo com a portaria, a realização das atividades online
não implica na substituição da aula presencial e regular, mas será considerada
em caráter de complementação para este momento de suspensão das aulas. Assim,
as equipes gestoras das unidades educacionais (escolas e creches) devem adotar
as ferramentas de distribuição do conteúdo pedagógico que melhor se enquadrem
nas suas realidades educacionais.
Para auxiliar os professores, coordenadores pedagógicos e
gestores escolares, a Seduc publicará em breve um Plano Estratégico. Dentre as
ferramentas digitais autorizadas pela Secretaria Municipal de Educação, está
inclusa a plataforma de gerenciamento de conteúdo educacional Google Classroom
e as redes sociais Facebook, Instagram, Whatsapp e Youtube.
As escolas que, em razão da localização geográfica e/ou
dificuldades sociais de seus alunos, não puderem aderir às ferramentas
digitais, deverão desenvolver uma estratégia de ensino não presencial que
contemple toda a comunidade escolar.
Durante todo o período de suspensão das aulas presenciais, a
Secretaria Municipal de Educação promoverá orientações constantes, de modo a
prestar todo o auxílio necessário aos profissionais da educação e também aos
pais e responsáveis pelos alunos.