Coronavírus (COVID-19)

Prefeitura realiza abordagem estratégica aos ônibus interestaduais com desembarque de passageiros em Queimadas

Publicado em 22/05/2020 às 11:27

A Prefeitura Municipal de Queimadas inicia nesta sexta-feira (22), o trabalho de abordagem aos ônibus interestaduais que fazem desembarque de passageiros em nosso município. Todos os passageiros, ao desembarcarem, passarão por triagem epidemiológica e precisarão preencher uma ficha de identificação, com dados pessoais e endereço de destino.

A ação é resultado de parceria com as empresas de ônibus que operam no transporte  interestadual e faz parte das estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde para estabelecer medidas de contenção e disseminação do novo coronavírus em nosso município.

A triagem será feita com a verificação da temperatura corporal de cada passageiro, obtida por meio de termômetro infravermelho. Caso o individuo apresente temperatura superior a 37,8 graus, será alertado a observar os sintomas e permanecer em isolamento domiciliar acompanhado pela Unidade de Saúde da sua área de abrangência. O passageiro, por sua vez, assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) se comprometendo a cumprir com todas as medidas, inclusive com o isolamento domiciliar.

Para a ação, a Sesau montou equipes de abordagem, que atuarão de acordo com os horários de desembarque. Durante o período de quarentena, as pessoas recém-chegadas serão monitoradas diariamente pelas suas respectivas equipes das Unidades Básicas em Saúde (UBS), com o suporte do Núcleo de Processamento de Dados e plataforma e-SUS, do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Josué Casimiro, esse conjunto de ações visa, sobretudo a proteção da população queimadenses, no sentido de prevenir o avanço da covid-19 na cidade, tanto no perímetro urbano, como na zona rural.

“Para a efetividade da abordagem, a Prefeitura entrou em contato com as empresas de ônibus interestaduais que fazem paradas no município, solicitando através de ofício as datas e horários de chegada dos veículos e também a lista de passageiros com desembarque programado para Queimadas. Para essa ação contamos com a parceria da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e da STTRANS”, destacou o secretário.

E para que a sociedade também contribua com este trabalho de contingenciamento, a Sesau dispõe de uma central de informações ao cidadão, que também acolhe denúncias de descumprimento do isolamento domiciliar. O telefone é (83) 3392-1959.