Coronavírus (COVID-19)

Prefeitura de Queimadas implanta Centro Especializado de Atendimento à Covid-19

Publicado em 21/09/2020 às 12:30
A partir desta segunda-feira (21), o município de Queimadas-PB passa a contar com um novo serviço na sua rede pública de saúde, o Centro Especializado de Atendimento à Covid-19. Com a finalidade de realizar o diagnóstico da doença e o tratamento dos pacientes com sintomas leves que não necessitam de internação hospitalar, o Centro inicia sua atuação neste mês de setembro após o processo de autorização junto ao Ministério da Saúde.

O Centro de Covid-19 está Instalado no antigo prédio da Escola Professor José Miranda, na Rua Odilon Almeida Barreto, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h. Dispondo de uma equipe multidisciplinar (composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistente social), o espaço passa a ser a referência municipal no atendimento da doença causada pelo coronavírus.

Ou seja, com esse novo serviço no município, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é que os pacientes com sintomas característicos da covid-19 podem se dirijir  ao Centro de Covid-19, ou após triagem nas unidades de saúde poderão ser direcionados para atendimento no Centro. Também as coletas de material para testagem e diagnóstico da covid-19 (testes rápidos, exame sorológico e exame SWAB) que já são ofertadas pela Sesau, foram unificadas e passarão a ser realizadas no local.

Conforme explica o secretário de Saúde Josué Casimiro, “a transferência dos atendimentos para o Centro Especializado de Atendimento à Covid-19 possibilitará que as UBS retomem as suas rotinas normais de atendimentos essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outros”. O secretário enfatiza também que, mesmo com o Centro de Covid-19 sendo a referência para covid-19, as UBS’s continuarão à disposição da população para as orientações e os encaminhamentos necessários.