A Prefeitura Municipal de Queimadas-PB adotou uma nova
medida para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Através da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), foi criado o Comitê Social de
Atendimentos Emergenciais para situações decorrentes do covid-19.
O comitê é formado por assistentes sociais, psicólogos e
demais técnicos da SMDS com o objetivo de prestar assistência psicossocial para
as famílias em situações de risco e vulnerabilidade social decorrentes da
pandemia. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Alzenira
Alexandrino, o trabalho da assistência social será de fundamental importância
neste momento difícil por que passa o município e todo o país.
“O Comitê de Atendimentos Emergenciais vai atuar em conjunto
com os agentes comunitários de saúde e com toda a sociedade, seja para abordar
pessoas em situação de rua, seja para fazer qualquer atendimento decorrente de
uma situação provocada pela pandemia, que necessite da atuação imediata da
nossa equipe”, destacou a secretária.
Para acolher as demandas, a SMDS criou uma Central de
Atendimento composto por cinco linhas telefônicas: (83) 99414-4921; 99414-4948;
99414-4913; 98825-2145; e 99414-4940 (este último número é exclusivo para
atendimentos do Programa Bolsa Família). O cidadão pode entrar em contato com a
equipe da secretaria e informar a situação de sua família, vizinhos, parentes
ou conhecidos.
Dentre as diversas possibilidades de intervenção social,
está a entrega de alimentos, itens de higiene pessoal e atendimentos
psicológicos. Para o atendimento imediato destas solicitações, a SMDS está
montando uma estratégia de trabalho que inclui dois veículos de prontidão para
eventuais visitas domiciliares e adoção de todas as medidas higiênicas
preventivas por parte de seus profissionais.