Seminário Humanização e Gestão em Saúde: prefeito destaca avanços e aprovação do PCCR para os profissionais da saúde

Publicado em 19/11/2019 às 22:14

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas-PB realizou nesta terça-feira (19), o “Seminário Humanização e Gestão em Saúde: gente que cuida de gente”, reunindo cerca de 500 servidores públicos da rede municipal de saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos no que diz respeito ao atendimento humanizado ao paciente e troca de experiências na área da gestão em saúde.

O seminário aconteceu no Clube Campestre, em Campina Grande, contou com a palestra motivacional do psicólogo, escritor e mestre em saúde pública Rossandro Klinjey; apresentações musicais; momento de reflexão; exposição dos serviços e avanços alcançados em saúde pública pela atual gestão municipal; e a divulgação da aprovação do projeto de lei que cria Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os profissionais da saúde de Queimadas-PB.

Aprovada por unanimidade em sessão extraordinária realizada ontem (18), na Câmara de Vereadores, e sancionada hoje pelo prefeito José Carlos de Souza Rêgo, a Lei Complementar Nº143/2019 assegura a remuneração salarial dos servidores públicos de acordo com seus níveis de formação escolar, desempenho das atividades e tempo de serviço junto à Prefeitura de Queimadas.

O PCCR também estimula o aperfeiçoamento técnico dos profissionais e cria condições para a melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. Após agradecer a dedicação de todos que trabalham diariamente por uma saúde pública de qualidade no município, o prefeito destacou a importância da implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e sua alegria em anuncia-lo justamente no seminário dedicado à temática da humanização do atendimento.

“Este dia 19 de novembro será um marco na saúde de Queimadas, um dia de referência à valorização e ao respeito para com os nossos profissionais. Sabemos das dificuldades de vocês em não ter um reconhecimento da categoria, mas a partir de agora não precisam mais se preocupar com essa questão, pois vocês têm um PCCR implantado por lei. Nós tivemos muitos momentos de discussão para a construção deste plano de forma administrativamente responsável, para que futuramente não venha a comprometer outros setores e gestões do município”, pontou o prefeito.

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Lucena, parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde e todos os representantes das categorias de profissionais envolvidos na elaboração do plano.

“O tão sonhado Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do nosso município foi um projeto muito bem elaborado pela equipe. Ele veio para assegurar as conquistas dos profissionais da saúde de forma que nenhum servidor tenha prejuízo. Na assembleia de ontem, nós vereadores o analisamos com muito cuidado e aprovamos por unanimidade, com consciência de dever cumprido”, destacou o vereador Ricardo Lucena.

Após a explanação das autoridades, foi facultada a palavra aos servidores que participaram da elaboração do PCCR, que abordaram brevemente como se deu todo o processo de construção, ressaltando as tratativas entre a gestão municipal e os profissionais da saúde.

O Seminário estendeu-se durante todo o dia e, ao final, foi realizado sorteios de prêmios, contemplando pelo menos dois funcionários de cada uma das 18 unidades de saúde do município, do CEO, Nasf, Caps, SAMU, Programa Melhor em Casa, Policlínica, Vigilâncias em saúde e da Secretaria de Saúde. De forma especial, foram premiados os servidores das unidades básicas de saúde avaliados com o quesito “ótimo” pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

• seminario-da-saude-24.jpeg
  • seminario-da-saude-26.jpeg