Semana Cultural Ariano Suassuna: alunos de escola municipal participam de visita ao Museu de Arte Popular da Paraíba

Publicado em 07/11/2019 às 10:25

Os Alunos da turma de música da Escola Municipal Alzira Maia conheceram ontem (06), o Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP, situado na cidade de Campina Grande-PB. O passeio fez parte da programação da Semana Cultural Ariano Suassuna, promovida pela Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult).

No museu, que é gerenciado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as crianças e adolescentes apreciaram as exposições artísticas sobre música, artesanato e cordel, e ampliaram seus conhecimentos acerca da cultura popular.

A gestora adjunta da escola, Petrúcia Pereira, destacou a importância do intercâmbio cultural para o processo educacional dos alunos. “É com muito prazer que estamos aqui com nossos alunos, um espaço magnífico, que nos ajuda a trabalhar a cultura regional, o resgate das nossas raízes nas escolas”, disse.

O curador do MAPP, Ângelo Rafael, acompanhou a visita queimadense ao museu e destacou a contribuição do espaço cultural para com a educação nas escolas. “O Museu de Arte Popular encerra dentro de si o que há de mais fiel à cultura popular, à nossa ancestralidade. Tendo em vista a formação de um novo público, é muito importante a recepção das escolas, para que haja um começo junto a estes estudantes, da formação do seu caráter e visão de mundo, onde a arte permeia e conta a história de um povo”, explicou o curador.

A semana cultural Ariano Suassuna tem como objetivo promover atividades culturais em diversos setores do município, promovendo a aproximação do público com o universo artístico. Nesta edição, contempla o tema “A arte e seus viés: poesia, música, teatro, escultura, desenho e afins".