Seduc prepara os professores para trabalharem a Educação Emocional em todas as escolas municipais

Publicado em 06/02/2020 às 19:04

De 03 a 06 de fevereiro a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou a Jornada Pedagógica 2020, reunindo professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares para quatro dias intensivos de aperfeiçoamento sobre o fazer pedagógico na atualidade. Com o tema “Educação é fé na vida”, a Jornada trouxe em sua programação palestras, orientações pedagógicas, oficinas de Educação Emocional e marcou a ampliação do trabalho desenvolvido pela Seduc no campo da Educação Emocional.

A partir deste ano letivo de 2020, que tem início na próxima segunda-feira (10), a Educação Emocional será trabalhada em todas as escolas municipais de Queimadas como tema transversal. De acordo com a secretária de Educação Rachel Castanha, a iniciativa é fruto dos ótimos resultados alcançados pelas três escolas que integraram o projeto piloto de Educação Emocional no ano letivo de 2019 e evidencia a importância de uma atuação pedagógica centrada nas relações socioafetivas.

“Nós somos um conjunto de emoções e precisamos ampliar este novo olhar sobre a educação. Então estamos trabalhando a educação emocional com todos os nossos professores para que, no seu dia a dia em sala de aula, eles estejam preparados para lidar com o aluno de acordo com suas emoções e dificuldades socioafetivas”, pontuou a secretária, que destacou também alguns dos benefícios da Educação Emocional na sala de aula.

“Dentre os resultados que identificamos nas escolas que já trabalharam com Educação Emocional no ano passado está o aumento da capacidade de concentração dos alunos, eles estão conseguindo compreender melhor o conteúdo das aulas, estão se relacionando melhor com os colegas e com os professores. Também os pais destes alunos relatam que eles levam para o ambiente familiar os conhecimentos de educação emocional que adquirem na Escola. Então nossa proposta para 2020 é levar para todas as escolas, para todos os alunos, estes benefícios”, destacou Rachel Castanha.

A Educação Emocional consiste em um processo de formação humana que tem como objetivo possibilitar maior conhecimento dos indivíduos sobre suas próprias emoções e das outras pessoas, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para melhor lidar com as diversas situações inerentes à existência humana. Foi efetivada como disciplina curricular do ensino fundamental público do município de Queimadas em dezembro de 2018 e, desde então, vem sendo implantada gradativamente pela Secretaria Municipal de Educação.