Secult realiza evento “Rapel com Tato” para deficientes visuais

Publicado em 14/05/2019 às 07:12

Secult realiza evento “Rapel com Tato” para deficientes visuais

O município de Queimadas/PB continua inovando no cenário da inclusão social. Na próxima sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult) realiza o “Rapel com Tato”, um evento direcionado à inclusão de deficientes visuais no turismo de aventura.

O Rapel com Tato é fruto de uma parceria entre a Secult, o Institutos dos Cegos de Campina Grande e o projeto Rota dos Lajedos, trazendo como lema a “emoção além da visão”. O evento começa a partir das 14h, na Pedra do Vento (Sítio Serra) e conta com o suporte técnico da equipe Lagartos Adventure, especializada em esportes de aventura de alta complexidade. São esperados, em média, 15 deficientes visuais e seus respectivos acompanhantes.

Segundo a gerente da Secult, Anne Ferreira, o Rapel com Tato tem como premissa gerar a integração social através do esporte e lazer. Por isso, os acompanhantes que queiram praticar o esporte terão que descer a pedra com os olhos vendados. “Além de integrar estes deficientes na prática do esporte de aventura, nós queremos também que as pessoas não deficientes sintam as dificuldades e sensações dos protagonistas durante o percurso”, destacou Anne.

A Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, aponta esta iniciativa como o início de um projeto visionário para a cidade. "A ideia é manter este evento anual. Será o primeiro de muitos. Através de uma atividade de aventura como esta, acabamos rompendo limites e preconceitos. Isso faz parte não só de promover qualidade de vida pra todos, mas também construir uma sociedade igualitária", destacou a secretária.

O Rapel com Tato conta ainda com o suporte técnico das secretarias municipais de Saúde, de Infraestrutura, da Superintendência de Trânsito e Transportes e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Maiores informações podem ser adquiridas diretamente na Secult, localizada à Rua César Ribeiro, Nº 223 (Pátio do Povo), ou pelo telefone (83) 3392-2279.