Secretaria de Saúde inicia novo grupo de tratamento do tabagismo na UBS Saulo Ernesto

Publicado em 12/09/2019 às 08:15

As equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Saulo Ernesto, na Rua, Nova e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) iniciaram ontem (11) mais um grupo de tratamento do tabagismo.  Os pacientes das áreas cobertas pela UBS que manifestaram o desejo de parar de fumar irão receber o acompanhamento elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Este é o segundo grupo de tratamento do tabagismo da UBS Saulo Ernesto, organizado após os bons resultados alcançados no primeiro grupo e o aumento na procura pelo atendimento. O tratamento é multidisciplinar (realizado com o apoio do médico, enfermeiro, odontologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e agente comunitário de saúde), realizado conforme a prescrição médica e tem encontros semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com o cronograma do grupo.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações educativas voltadas para e conscientização da população sobre os malefícios do cigarro para a saúde humana. Entre estas ações, destacam-se os grupos de tratamento coletivo, que já foram implantados também nas unidades de saúde do Ligeiro I e do Zé Velho.

As UBSs que ainda não possuem grupo implantado realizam o tratamento individual, mediante a manifestação do desejo de parar de fumar por parte do paciente. Este acompanhamento sistemático, coletivo ou individual, é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida do paciente.