Rede de Atendimento à Mulher comemora premiação e resultados da campanha “Não é Não também no São João”

Publicado em 23/07/2019 às 11:21

A Rede de Atendimento à Mulher de Queimadas/PB (Ream) realizou nesta terça-feira (22/07) uma reunião de avaliação acerca das premiações conquistadas pelo município na II Mostra Paraíba aqui tem SUS e os resultados positivos da campanha “Não é Não também no São João”.

Uma das ações exitosas em saúde pública desenvolvidas pelo município de Queimadas e apresentadas na II Mostra Paraíba aqui tem SUS foi o relato de experiência da contribuição do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Gerência de Articulação e Política para a Mulher (GAPM) no empoderamento às mulheres em situação de violência doméstica.

Este trabalho integrado, desenvolvido pelos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e as demais organizações que formam a Ream, conquistou a premiação de “Melhor experiência no eixo temático Atenção Básica”.

Conforme as observações, a participação na Mostra reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela rede, que atua tanto na prevenção e combate à violência contra a mulher, como no apoio e orientação às vítimas. “As mulheres de Queimadas merecem tudo isso que nós estamos fazendo, enquanto Rede. É um trabalho de formiguinha que traz resultados”, pontuou a Secretária de Desenvolvimento Social, Alzenira Alexandrino.

Também a gerente da GAPM e expositora do trabalho na Mostra, Isânia Monteiro, agradeceu o empenho de cada parceiro que, ao longo dos três anos de atuação da rede, não medem esforços para superar as adversidades. Ela também fez um agradecimento especial ao apoio integral recebido pelo prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, sem o qual não seria possível sonhar, planejar e executar tantas ações.

Em relação aos resultados obtidos com a campanha “Não é Não também no São João”, que consistiu na conscientização popular sobre as implicações da Lei de Importunação Sexual e os canais de denúncia disponíveis, a avaliação foi positiva.

De acordo com a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Juliana Brasil, as orientações da equipe de assistência social da SMDS e a divulgação da campanha durante as noites de festejos juninos na cidade contribuíram para o aumento no número de ocorrências registradas na delegacia em relação a este tipo de crime.

• ream-1.jpeg
  • ream-2.jpeg