Nota de esclarecimento

Publicado em 17/05/2020 às 19:30

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Queimadas-PB e a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município esclarecem, por meio desta nota, informações referentes a uma ocorrência registrada na noite de 16 de maio, no bairro do Castanho, que repercutiu nas redes sociais.

A ocorrência tratou-se de atendimento a uma paciente com queixas de sintomas respiratórios, relatos de tosse seca, episódios de febre e dispneia. Sintomas sugestivos de covid-19, porém, sem nenhum exame laboratorial.

A ocorrência foi conduzida pelo médico da central de regulação 192 de Campina Grande-PB por telefone, que orientou a equipe (enfermeira e técnico de enfermagem) da Unidade de Suporte Básico do SAMU sobre os procedimentos adotados: medicar e orientar a paciente, deixando-a em seu próprio domicílio na condição de que, posteriormente,  ela procurasse sua Unidade Básica de Saúde (UBS) para a solicitação do teste rápido para covid-19.

No momento da ocorrência a paciente estava sem febre, não dessaturava (ou seja, não tinha baixo nível de oxigênio no sangue), apresentava apenas tosse seca com dor muscular e, por esta razão, ficou no domicílio. Este é o protocolo utilizado pela central de regulação do SAMU de Campina Grande, que age de forma muito criteriosa na autorização da remoção de suspeitos de covid-19, uma vez que os hospitais de referência apresentam números elevados de pacientes graves.

O SAMU de Queimadas é regulado por Campina Grande e a autorização fica determinada pelo médico regulador dar segmento ao atendimento. Durante o atendimento na residência da paciente, foi dada toda a assistência necessária para a ocasião.

Tempo
Queimadas - PB
Mín 22ºC
26º
Máx 30ºC
Pancada de chuva a tarde

Mais Lidas