Prefeitura realiza semana de ação social no bairro Cidade Tião do Rêgo

Publicado em 13/05/2019 às 16:51

Prefeitura realiza semana de ação social no bairro Cidade Tião do Rêgo

Entre os dias 6 e 10 de maio, a Prefeitura de Queimadas promoveu uma semana de ação social no bairro Cidade Tião do Rêgo. Com o objetivo de se aproximar ainda mais da população e atender as necessidades específicas da comunidade, cada secretaria municipal teve um dia da semana para disponibilizar seus respectivos serviços.

Na sexta-feira, todas as equipes reuniram-se para encerrar a semana com a “Caravana de Serviços Avante Queimadas”, uma iniciativa da atual gestão criada para visitar as localidade urbanas e rurais do município, beneficiando-as diretamente com ações nas áreas de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Smds), Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult), Infraestrutura (Seinfra) e Agricultura (Seame).

As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Municipal Carlos Ernesto, na quadra esportiva do bairro e teve adesão integral da população. A aposentada Josefa Vieira aprovou a iniciativa: “moro aqui na Cidade Tião do Rego e estou gostando muito dos serviços das pessoas que estão atendendo aqui”. A moradora Iva Maria também avaliou positivamente e espera que venha mais vezes, “porque ajuda muito a comunidade”.

Após ouvir os relatos da comunidade, o prefeito José Carlos de Sousa Rêgo demonstrou sua satisfação com o sucesso da iniciativa. “Tiramos esta semana para dar um apoio, um olhar diferenciado para o bairro Cidade Tião do Rêgo. Sabemos de todas as necessidades daqui, mas tentamos ameniza-las ao longo de uma semana abençoada por Deus, com a quantidade de serviços que nós conseguimos realizar na comunidade”, pontuou o prefeito.

Serviços ofertados pelas Secretarias Municipais

A Secretaria Municipal de Saúde ofertou uma gama serviços, como atendimento médico e odontológico, teste de glicemia, exame de tipagem sanguínea, fisioterapia, orientações sobre prevenção de doenças, distribuição de hipoclorito para tratamento da água potável, entre outros.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibilizou atendimento psicossocial, orientações jurídicas, atualização cadastral do programa Bolsa Família, serviço de corte de cabelos e manicure, além do projeto Balcão Social de Serviços, com panfletagem e orientações a respeito de diversos temas sociais.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação aproveitaram a oportunidade para realizar a “Busca Ativa Escolar” na comunidade, uma ação que consiste em identificar as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola e trazê-los de volta à sala de aula. A equipe da Seduc promoveu ainda um bazar beneficente de roupas seminovas, oficinas de desenho e pintura para as crianças e sorteio de brindes para a comunidade.

Já a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer realizou apresentações culturais, exposição de cordéis, fotos históricas e pontos turísticos de Queimadas, e o cadastramento de artistas da comunidade, visando inseri-los no cenário das apresentações culturais realizadas no município.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por sua vez, realizou a distribuição de mudas de plantas nativas e frutíferas, prestando orientações para preservação ambiental e reciclagem de lixo. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou troca de lâmpadas e limpeza das vias públicas.

Ao longo da semana, a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTRANS) levou para a Cidade Tião do Rêgo o projeto “Sinalizando Queimadas”, com a implantação de rampas de acessibilidade e sinalização nas principais vias do bairro, garantindo maior segurança e mobilidade aos moradores e motoristas da comunidade.

Possibilidade de chuva