Prefeitura de Queimadas realiza a entrega dos primeiros óculos do Projeto Olho no Olho

Publicado em 10/01/2020 às 08:32

A Prefeitura Municipal de Queimadas está implantando na rede municipal de ensino o Projeto Olho no Olho, uma iniciativa desenvolvida pelas secretarias de Saúde (Sesau), de Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social através do Programa Saúde na Escola, que consiste na realização de exames oftalmológicos e óculos de grau gratuitos para alunos e famílias de baixa renda.

A primeira unidade educacional a ser contemplada foi o Centro Incluir, cuja primeira remessa de exames foi realizada no último mês de dezembro e nesta quinta-feira (09/01), 24 crianças e pais beneficiados receberam seus óculos. O projeto será expandido para as demais escolas municipais gradativamente, de acordo com o cronograma elaborado pela Sesau e Seduc.

O Projeto Olho no Olho tem como objetivo beneficiar aquelas famílias que não tem condições financeiras de arcar com os custos do exame de vista e compra dos óculos para suas crianças. O cadastro no Programa Bolsa Família foi adotado como um dos critérios de seleção para a obtenção do tratamento ocular.

E dimensão do projeto deixou os pais das crianças que já foram atendidas nessa fase inicial muito feliz. Ao receber seus óculos e os do seu filho Francinaldo, a mãe Marili Rodrigues falou da importância do projeto implantado pela Prefeitura. “meu filho e eu fomos fazer o exame na Facisa, foi gratuito, e também ganhamos os óculos. Um excelente projeto que veio solucionar a dificuldade de quem não tem condições de comprar”, disse Marili.

A professora e coordenadora do Centro Incluir, Graça Lima, pontua que esta iniciativa implicará no desenvolvimento escolar dos alunos, pois “muitas crianças tem dificuldade na leitura e precisam dos exames e óculos em dia para se desenvolver melhor, mas os pais nem sempre tem condições financeiras para isso”. A partir do Programa Olho no Olho, a perspectiva é que esta dificuldade seja superada.

Possibilidade de pancada de chuva