Município de Queimadas/PB promove a Semana do Jovem Eleitor

Publicado em 12/08/2019 às 13:52

Município de Queimadas/PB promove a Semana do Jovem Eleitor

Entre os dias 12 a 15 de agosto, acontece a 1ª Semana do Jovem Eleitor de Queimadas/PB, uma iniciativa da Prefeitura Municipal através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA); do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS); e da Secretaria de Educação (Seduc).

A Semana do Jovem Eleitor faz parte do calendário de ações em prol da conquista do Selo Unicef e tem como objetivo conscientizar a juventude a respeito da importância do voto no exercício da cidadania e manutenção da democracia brasileira.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, apenas 32% dos jovens queimadenses com idade de 16 e 17 anos possuem o Título de Eleitor. Aproximadamente 1.100 adolescentes ainda não exercem a cidadania através do voto.

De segunda a quarta-feira, os jovens podem se dirigir até o Cartório Eleitoral, das 8h às 14h, munidos de documentação pessoal e comprovante de residência. Na quinta-feira (15), a emissão do documento é direcionada aos alunos do bairro do Ligeiro, que terão transporte gratuito até a sede do município.

Além da participação juvenil como eleitores nos processos eleitorais, outra linha de ação trabalhada pelos órgãos municipais é o papel de meninas e mulheres em posições de liderança, tanto nos poderes legislativo e judiciário, quanto na sociedade civil.

Com esta temática, a SMDS realiza na sexta-feira (16) uma audiência pública voltada, principalmente, para os jovens eleitores queimadenses. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 8h.

Indisponível