Ministério do Turismo renova permanência de Queimadas/PB no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado em 02/09/2019 às 11:52

O Ministério do Turismo divulgou no final do mês de agosto o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas ou mantidas pela Pasta na atualização da plataforma. Entre as cidades paraibanas está Queimadas, que foi incluída no mapa em 2017 e agora renovou sua permanência por mais dois anos.

A inserção e manutenção do município no Mapa do Turismo Brasileiro é resultado de um trabalho de planejamento, inovação e realização implantado pela atual gestão municipal, que tem como carro chefe o turismo ecológico de aventura e a valorização das tradições culturais locais. Em nome da administração municipal, a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Angélica Figueiredo, comemorou o resultado.

"Ficamos imensamente felizes pela permanência de Queimadas no Mapa do turismo Brasileiro, pois entendemos a importância que o mapa tem para a orientação do Ministério do Turismo em relação às políticas voltadas ao desenvolvimento turístico das regiões, estados e municípios. Mais uma vez cumprimos os requisitos exigidos pelo MTur e só temos muito mais a ganhar. A cidade das Pedras tem sido protagonista do Turismo de Aventura na região e com certeza estamos prontos para irmos além do cenário regional”, destacou a secretária.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Possibilidade de chuva