Lançamento da campanha “Não é Não também no São João” em Queimadas reúne representantes engajados nas políticas públicas

Publicado em 18/06/2019 às 18:33

A Prefeitura de Queimadas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a Gerência de Articulação e Política para as Mulheres (GAPM) e o Ministério Público da Paraíba (MP-PB) lançaram hoje (18) em Queimadas/PB, a campanha "Não é Não também no São João".

A iniciativa, de abrangência estadual, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as implicações da Lei de Importunação Sexual e os canais de denúncia de crimes contra a dignidade feminina que venham a ocorrer nas festividades juninas. Como Queimadas, vários municípios aderiram a iniciativa e desenvolverão uma série de atividades voltadas à temática.

Realizado na Câmara de Vereadores, o evento contou com a participação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Alzenira Alexandrino; da Gerente de Articulação e Política para as Mulheres do município, Isânia Monteiro; da Secretária Executiva da Secretaria Estadual da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura; e da Secretária Estadual de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Veneziano.

Representando o Poder Judiciário, estiveram presentes as Promotoras de Justiça dos Direitos da Mulher, Ismânia Pessoa e Roseane Maria Araújo; a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Queimadas, Juliana Brasil; e a delegada da DEAM de Campina Grande, Maíra Roberta.

Também marcaram presença representantes dos diversos setores da Prefeitura Municipal de Queimadas, da Câmara de Vereadores, da Rede Municipal de Atendimento à Mulher (REAM), da sociedade civil e alunos da Escola Estadual Francisco Ernesto do Rêgo.

Após registro das autoridades e composição da mesa, o lançamento da campanha seguiu em clima junino. A cordelista e musicista queimadense, Anne Ferreira, lançou mão da poesia para difundir a mensagem da campanha. Já o grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), trouxe uma apresentação cultural de resgate às tradições juninas locais.

Em suas falas, as representantes dos setores mencionados acima manifestaram a satisfação em participar de um momento tão importante na cidade, que nos últimos anos apresenta um crescimento significativo no que diz respeito a promoção de políticas públicas voltadas à população feminina. Cada uma também expôs um panorama do trabalho desenvolvido pelo seu respectivo órgão ou setor.

Durante o evento foi distribuído material informativo com explicação sobre o crime de importunação sexual, os canais de denúncia disponíveis e os locais de atendimento às mulheres no município de Queimadas. Foram exibidos também o vídeo de divulgação dos festejos juninos da cidade e o vídeo institucional da SMDS.