Formatura dos Agentes de Alimentação Escolar: pioneirismo, valorização e reconhecimento profissional

Publicado em 02/12/2019 às 11:19

Na solenidade de formatura dos Agentes de Alimentação Escolar, promovida pela Prefeitura Municipal de Queimadas através da Secretaria de Educação na noite de sábado (30/11), os sentimentos de felicidade e gratidão evidenciaram a importância desta realização para a história do município. Após um ano e quatro meses de estudos, 120 profissionais da rede municipal de ensino obtiveram seus certificados de qualificação técnica.

Projeto pioneiro no Estado da Paraíba, o curso de Agente de Alimentação Escolar é uma idealização da atual gestão municipal, com o propósito de valorizar a classe das merendeiras, proporcionando qualificação, reconhecimento e novas oportunidades. Conforme destacou o prefeito José Carlos de Sousa Rêgo, “cada merendeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento escolar dos alunos, e a partir de agora, com certificados em mãos, contribuirão ainda mais para a construção diária de uma educação pública de qualidade”.

De acordo com a gastróloga e coordenadora do curso, Mônica Ataíde, o projeto de formação para Agentes de Alimentação Escolar colhe resultados positivos desde a sua implantação, incluindo o aspecto histórico de ser a primeira formação voltada para merendeiras de escolas públicas. A metodologia de ensino é pautada no compartilhamento dos saberes, adequando as fundamentações teóricas às realidades de cada aluno.

“Elas aprenderam a trabalhar com mais amor, a manipular os alimentos da forma correta, e já relatam que este aprendizado transformou a rotina delas. Quando a gente serve a alimentação para uma criança, o sorriso dela diz tudo. E hoje, o sorriso destas merendeiras, muitas que nunca tiveram uma formatura, muitas que sabem ler e escrever, nos mostra a importância deste projeto e fecha o ano com chave de ouro”, disse Mônica Ataíde.

A solenidade da formatura foi preparada de modo a proporcionar um momento ímpar na vida dos formandos, com entrada pelo tapete vermelho ao lado de seus respectivos padrinhos, execução dos hinos nacional e municipal, juramento, fala das autoridades, entrega do certificado e homenagens. Uma das formandas foi Irizineide da Silva, merendeira da Escola Municipal Judith Barbosa.

Emocionada com a solenidade, ela manifestou sua gratidão à gestão municipal pela oportunidade de qualificação. “Hoje sou uma profissional realizada, pois quando retornei à minha cidade de Queimadas, trinta anos depois, cheguei apenas com a cara e a coragem. Agradeço ao gestor pelas palavras dele: ‘tente novamente, insista’. Aí tive a oportunidade de fazer o curso e estou aqui, fazendo o meu pão devagarinho, vitoriosa como cada uma que fez este curso”, disse Irizineide.

Raqueline da Silva, também agente de alimentação escolar recém-formada, trabalha na Escola Municipal Manoel do Carmo Barbosa, e dá seu depoimento acerca da importância do olhar humanizado que a Prefeitura direcionada a seus colaboradores. “Este curso é muito importante porque muitos não davam valor às merendeiras, e agora não. Com Mônica e o prefeito, nós estamos tendo este momento tão importante. No curso aprendi muita coisa. Se eu já trabalhava com carinho, aprendi a ter ainda mais amor com os alunos, servir a alimentação da forma correta, como se fossem filhos nossos”, destacou Raqueline.

Para o ano de 2020, serão iniciadas novas turmas de qualificação para Agentes de Alimentação Escolar, abrangendo os demais profissionais que não participaram desta turma pioneira. O destaque será a inclusão da alfabetização para jovens e adultos no cronograma do curso, contemplado aqueles que não tiveram oportunidades de se alfabetizar na infância e adolescência.