Feira Literária de Queimadas foi um sucesso, avalia comissão organizadora

Publicado em 12/08/2019 às 10:31

Feira Literária de Queimadas foi um sucesso, avalia comissão organizadora

Realizada entre os dias 07 a 09 de agosto de 2019, a 1ª Feira Literária de Queimadas – FLIQ reuniu cerca de 5 mil alunos das 35 escolas que integram a rede municipal de ensino, além de profissionais da educação, representantes de instituições e municípios circunvizinhos, e a população queimadense.

Com o lema “um voo pela arte literária”, a FLIQ proporcionou a partilha do conhecimento através das manifestações artísticas. Segundo avaliação da secretária municipal de Educação, Rachel Castanha, a primeira edição da FLIQ foi um sucesso.

“Graças a Deus, ao empenho de toda a equipe envolvida e ao apoio incondicional da gestão municipal, a FLIQ superou todas as nossas expectativas. Pudemos acompanhar a satisfação dos professores e alunos em apresentar seus trabalhos, os comentários positivos da população que prestigiou a Feira. Toda nossa ansiedade e também apreensão em realizar pela primeira vez um evento deste tipo, transformou-se em gratidão e confirmação de que a educação de Queimadas está no caminho certo”, comemorou a secretária Rachel.

Ao longo dos três dias, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas escolas municipais no campo da literatura, interpretados pelos alunos através da dramatização, da declamação de poemas, da dança, da música e do lançamento de dois livros produzidos por alunos.

A aluna Letícia Aparecida, do 9º da Escola Antônio Vital do Rêgo, classificou a FLIQ como um projeto muito bom, que movimentou o cotidiano escolar e despertou nos alunos o interesse pela leitura.

Os pais dos alunos também aprovaram a importância da FLIQ no desenvolvimento escolar dos seus filhos. A dona de casa Úrsula, mãe da aluna Bianca, que estuda na Escola Valentim Barbosa, deu o seu depoimento.

“Como mãe de aluna, estou gostando muito da FLIQ, principalmente do empenho dos professores, que todos os dias mandam um livro para a criança ler em casa. E a leitura é um primeiro passo né, para sonhar em ser o que quiser quando crescer. E a FLIQ é um incentivo né, porque muita criança tem preguiça de ler, e vendo estas apresentações muito bonitas, cativa bastante os alunos”, comentou Úrsula.

Além das apresentações das escolas, a Feira Literária de Queimadas trouxe na programação a parceria com as secretarias municipais de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult) e de Desenvolvimento Social (SMDS). Foi realizado um Encontro de Cordelistas no primeiro dia, que reuniu poetas da terra e de diversas cidades paraibanas, incluindo da capital João Pessoa; e o Encontro de Sanfoneiros encerrou o último dia do evento.