Escola Municipal de Formação de Luthier recebeu visita de importante archethier francês

Publicado em 29/01/2020 às 11:29

Escola Municipal de Formação de Luthier recebeu visita de importante archethier francês

A Escola Municipal de Formação de Luthier Tataguassu recebeu ontem (28/01) a ilustre visita do archethier francês Jean Pascal Nuer. Archethier é o profissional que constrói os arcos de madeira utilizados na execução de instrumentos musicais clássicos (como violino e violoncelo) e Jean Pascal Nuer é um dos maiores especialistas mundiais no assunto. Ele veio conhecer o projeto de luthieria coletiva implantando em Queimadas-PB pela Prefeitura Municipal.

Recepcionado pelo luthier e professor Henry Guerra, pela gerente da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Anne Ferreira, e pelos alunos da escola, o francês acompanhou uma parte do processo de confecção de um violino que está sendo produzido sob encomenda, conversou com os alunos acerca do projeto e falou sobre a importância da Escola Municipal de Formação de Luthier em uma cidade como Queimadas.

Jean Pascal destacou que a iniciativa de se criar um projeto como este é muito importante pois proporciona uma ligação diferenciada entre os alunos daqui e a música clássica, tendo em vista que esta é uma atividade voltada para um público muito seleto. E, neste contexto, existe o aspecto da luthieria como uma atividade econômica e profissional. O Archethier fez ainda um comparativo entre a iniciativa queimadense e países como Índia, Holanda e Cuba, nos quais já ministrou aulas numa espécie de projeto social e viu a realidade dos alunos mudar radicalmente.

A Escola Municipal de Formação de Luthier está situada no sítio Zé Velho, iniciou suas atividades em 2019 e está em sua primeira turma, com cerca de 10 alunos, que aprendem a confeccionar violinos, violas clássicas, contrabaixos e violoncelos. É derivada da parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e o Atelier Prof. Jeròme Dariell, por meio do luthier Henry Guerra.

Imagens
  • sem-titulo-1.jpg
Tempo
Queimadas - PB
Mín 24ºC
29º
Máx 35ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas