Defesa Civil faz apelo à população para o descarte correto do lixo e disponibiliza telefones para contatos emergenciais

Publicado em 05/02/2020 às 15:48

Com a chegada do período chuvoso, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Queimadas/PB está intensificando as ações preventivas e de redução de riscos de desastres naturais no município, em sua maioria relacionados a pontos de alagamentos e quedas de árvores. E dentre as ações, o coordenador do órgão, Jordano Miranda, informa à população sobre o trabalho realizado e faz um apelo em relação ao descarte de lixo nas vias públicas e galerias de águas pluviais.

O trabalho da Defesa Civil é essencialmente preventivo e desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente (SEAME), de Infraestrutura (Seinfra) e de Planejamento (Seplan). Além das informações advindas de centros meteorológicos, é feito o monitoramento preventivo de diversas áreas e a manutenção das galerias de águas pluviais. No entanto, a colaboração popular torna-se fundamental para o êxito destas ações preventivas.

De acordo com Jordano, "é necessário que a população tenha uma maior conscientização e não jogue o lixo em local inapropriado, pois mesmo com o trabalho constante de limpeza, esse lixo acaba acumulando nas galerias e no momento das chuvas mais intensas prejudica o escoamento da água, provocando alagamentos em vários pontos da cidade”.

A orientação é que seja feito o descarte correto do lixo doméstico nos pontos que fazem parte da rota dos caminhões de lixo, responsáveis pela remoção de resíduos sólidos em todo o município. Para situações emergenciais ou vistoria de ambientes que ofereçam risco de desastres, a população pode acionar a Defesa Civil do município através do telefone 199 e também pelo WhatsApp (83) 99405-0527. Maiores informações também podem ser obtidas diretamente na SEAME, onde fica situada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Queimadas, na Rua Odilon Almeida Barreto, nº 174 A – Centro.

Além da atuação preventiva no período chuvoso, a Defesa Civil é responsável pela elaboração de planos emergenciais para situações calamidades e/ou desastres naturais no município, como é o caso dos períodos de estiagem e secas prolongadas. A Defesa Civil também atua junto ao Exército Brasileiro no gerenciamento do abastecimento de água potável da Operação Carro Pipa.