Centro Incluir será referência para projetos educacionais nos municípios de Gurjão e Pocinhos

Publicado em 27/11/2019 às 10:57

Referência internacional no atendimento de crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno de aprendizagem, o Centro Especializado em Aprendizagem – CEA / Incluir de Queimadas/PB recebeu na última segunda-feira (25) a visita técnica de quatro representantes dos municípios de Gurjão e Pocinhos, que vieram conhecer a estrutura educacional exitosa adotada pela atual gestão municipal.

Do município de Pocinhos vieram a coordenadora municipal do Programa Sala de Recursos Ivana Ribeiro e a psicóloga clinica e escolar Leane Íris. Representando o município de Gurjão, vieram a secretária de Educação Jane Erica Barbosa e a técnica em educação Wyara Possidônio. Elas foram recepcionadas pela secretária de Educação de Queimadas Rachel Castanha, pela diretora do Centro Incluir Graça Lima e pela coordenadora municipal de Educação Emocional Maria José Lourenço.

As visitantes acompanharam o lançamento da coleção de livros“Queimadas: entre pedras e histórias” e, em seguida, participaram de uma roda de conversa na qual as anfitriãs queimadenses lhes apresentaram todo o processo de implantação da disciplina de educacional das escolas municipais e o do Centro Incluir, bem como os resultados já alcançados.

Maravilhada com o sucesso do projeto educacional, a coordenadora Ivana Ribeiro, de Pocinhos, teceu elogios ao Centro Incluir. “Um programa de extrema relevância para o desenvolvimento dos alunos. O Incluir está de parabéns, o gestor municipal, a Secretaria de Educação, todos com este olhar diferenciado mostram o quanto é importante trabalhar com uma equipe multidisciplinar. Levaremos a experiência do Incluir ao secretário de educação e ao prefeito de Pocinhos para que possamos também implantar um centro especializado com o mesmo formato que tem aqui”, disse Ivana.

A secretária de Educação de Gurjão também afirmou que a experiência queimadense será utilizada como parâmetro para futuros projetos em seu município. “Nós acompanhamos uma reportagem sobre o Incluir no telejornal e isto nos fez refletir sobre a nossa prática de educação em Pocinhos, que também enfrenta uma realidade semelhante a Queimadas. Então, viemos conhecer melhor o projeto de vocês de vocês e já avaliamos que este trabalho educacional a partir da base familiar será de grande valia para Pocinhos”, destacou Jane Erica.

Em atividade desde setembro de 2018, o Centro Incluir é um órgão educacional pioneiro no Estado da Paraíba, mantido pela Prefeitura Municipal de Queimadas. Formado por uma equipe de profissionais multidisciplinar, já cuidou de mais de 150 crianças e adolescentes, e suas respectivas famílias. Atualmente, outros 120 alunos estão em acompanhamento.

Pancada de chuva a tarde