Aulão de capoeira conclui o ciclo de atividades do projeto “Cultura na Escola” no ano de 2019

Publicado em 22/11/2019 às 17:53

Concluindo as ações do projeto “Cultura na Escola” neste ano de 2019 em Queimadas-PB, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o Instituto Alpargatas e a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB) realizaram hoje (22) o “1º aulão de capoeira”, reunindo cerca de 300 alunos das 10 escolas contempladas com a parceria.

Realizado no Complexo Poliesportivo Antônio Vital do Rêgo, o aulão foi a culminância do projeto “Capoeira nas Escolas”, uma das ramificações do “Cultura na Escola” que trabalha, junto à comunidade escolar, o respeito e a valorização da diversidade cultural que forma o povo brasileiro, em especial a matriz africana.

Conforme o coordenador do projeto Capoeira nas Escolas, Mestre Pequeno, a iniciativa surgiu em Campina Grande no ano de 2007, com o intuito promover o combate ao preconceito racial e intolerância religiosa no ambiente escolar. E com sua expansão para outras cidades, a exemplo de Queimadas, o sentimento é de satisfação pela relevância do trabalho desenvolvido.

“Hoje é dia de festa, o dia de mostrar para a sociedade queimadense o resultado deste trabalho importantíssimo, que recebeu apoio da Prefeitura de Queimadas e da Secretaria de Educação. A partir deste projetos, nós conseguimos transformar a disciplina das crianças, a autoestima delas e, assim, melhorar a aprendizagem”, destacou o Mestre Pequeno.

Ao longo do ano letivo, as escolas municipais “Carlos Ernesto”, Eduardo Correia”, “Judith Barbosa de Paula Rêgo”, “Antônio Vital do Rêgo”, “Capitão Antônio Muniz”, “Beatriz Ernesto de Melo”, “Tertuliano Maciel”, “Maria Cardoso”, “Professor José Miranda” e “Antônio Amaro” desenvolveram uma série de ações educativas tendo como temática a cultura africana e a cultura indígena.

• capoeira-na-escola-2.jpeg
  • capoeira-na-escola-8.jpeg
  • capoeira-na-escola-10.jpeg
  • capoeira-na-escola-6.jpeg