Queimadas sedia o evento de encerramento do Intercâmbio Circuito Municípios de Mãos dadas pela Igualdade de Gêneros

Publicado em 31/03/2023 às 21:30

Representantes de 10 municípios paraibanos se reuniram hoje (31/03) em Queimadas para o encerramento do Intercâmbio Circuito Municípios de mãos dadas pela Igualdade de Gênero. O projeto, iniciado em 31 de março de 2022, teve como objetivo evidenciar as práticas exitosas das gestões municipais, voltadas para o fortalecimento e o protagonismo das políticas públicas e redes locais de atendimento à mulher.

O intercâmbio iniciou em Queimadas e ao longo do ano passou também pelos municípios de Aroeiras, Boqueirão, Boa Vista, Cabaceiras, Cubati, Picuí, Cruz do Espírito Santo, Fagundes e Umbuzeiro. A cada mês, um desses municípios acolheu os demais, compartilhou as suas realizações em prol da igualdade de gênero e, ao final do ciclo de visitas, todas as equipes se reuniram novamente em Queimadas para um momento de reflexões sobre as experiências vivenciadas.

Na abertura do evento (realizado no auditório do Mercado Público) foi apresentada aos visitantes a estruturação da Rede de Atendimento à Mulher de Queimadas (REAM), como forma de reforçar a importância do trabalho intersetorial para o bom êxito das políticas públicas de apoio à mulher. A secretária de Desenvolvimento Social de Queimadas, Maria Alzenira Alexandrino, destacou a relevância do intercâmbio para todos os municípios envolvidos e suas respectivas populações.

“Estamos encerrando um ciclo que eu considero grandioso para a experiência profissional de todos nós. Nesse percurso, partilhamos diversas experiências que transformam vidas e que podem ser replicadas naqueles municípios que ainda não as conheciam”, disse a secretária.

Ela frisou ainda o perfil protagonista de Queimadas, que conta com uma rede de atuação ampla e intersetorial, e costuma receber muitas visitas técnicas de outros municípios interessados em conhecer de perto o trabalho desenvolvido aqui.  “A ideia do intercâmbio foi exatamente ampliar a troca dessas experiências e motivar aqueles que ainda não conseguiam desenvolver políticas de apoio às mulheres”, acrescentou.

No encontro, foi exibido o tapete-mural, confeccionado ao longo das visitas om elementos do artesanato comum a cada município, e uma exposição sobre mulheres de destaque que entraram para a história de Queimadas e do Brasil. Foram realizadas ainda apresentações culturais com artistas e grupos folclóricos queimadenses.

Após o encerramento oficial das visitas do intercâmbio, os representantes dos municípios se dedicarão agora à organização de um livro que reunirá todos os relatos de experiências e as reflexões surgidas nesse período de cooperação intermunicipal. O lançamento do livro está previsto para Agosto, quando se vivencia a campanha do Agosto Lilás – mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.