Notícias » Secretaria de Saúde de Queimadas lança o “Agosto Dourado” nesta terça-feira

Em 21/08/2017 às 12h20, Fonte:

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lança na manhã desta terça-feira (22), a Campanha “Agosto Dourado – Amamentar é muito mais que alimentar a criança”, em comemoração à Semana Mundial de Amamentação. O evento será realizado no Clube Social, a partir das 7h30 e contará com palestras sobre o tema. Na ocasião, a secretária de Saúde, Eugênia Bernardino fará uma homenagem especial às mães doadoras de leite materno do município.

Conforme explicou Eugênia Bernardino, o ato de amamentar é de suma importância nos primeiros dois anos de vida da criança, evitando problemas futuros, portanto a relevância de tratar sobre o tema com a sociedade. “O leite materno melhora a resistência da criança e evita infecções respiratórias, reduz riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia”, destacou.

A primeira palestra será sobre “Intercorrências Mamárias: Manejo e Orientação”, com a enfermeira, especialista em Saúde da Família e mestra em Saúde Coletiva, Laudeci Brito Batista; já a segunda palestra, tratará do tema: “Amamentar, muito mais do que alimentar a criança”, com a fisioterapeuta, Alane Valine C. S. Tavares que também é tutora da Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil, avaliadora do Hospital Amigo da Criança e coordenadora do Banco de Leite do Isea, em Campina Grande.

Esta comemoração faz parte de uma história mundial voltada para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. No Brasil, desde 1999, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno. 

Benefícios do Aleitamento Materno

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida. E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.

Garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos!

Compartilhe:

Vídeos

O que acontece quando uma pessoa liga 192?
Prefeitura Municipal de Queimadas

Prefeitura Municipal de Queimadas

Rua João Barbosa da Silva, nº 120, Centro, Queimadas / PB

CEP: 58475-000 - Telefone: (83) 3392-2276