Notícias » “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” é tema da VII Conferência Municipal de Assistência Social

Em 22/07/2017 às 10h41, Fonte:

A Prefeitura de Queimadas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu nessa sexta-feira (21), a VII Conferência Municipal da Assistência Social, “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” foi o tema central do evento. A iniciativa tem como objetivo avaliar a atual situação da Assistência Social no município e sugerir novas diretrizes para o aperfeiçoamento das políticas municipais deste setor, além de discutir os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A secretária de Desenvolvimento Social do município, Angélica Figueiredo explicou que as Conferências são convocadas pelo poder público e são espaços de caráter propositivo e deliberativo em que são debatidas e avaliadas coletivamente as políticas públicas, fortalecendo a participação social. “É de suma importância que usuários, trabalhadores e entidades socioassistenciais em parceria com a gestão pública tracem os novos rumos do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, disse. 

A conferência municipal pode ser compreendida como um espaço de resgate do processo histórico das políticas. É através da realização das conferências que a gestão local e à comunidade tem a oportunidade de reafirmar a democracia em um momento propício de discussão e de articulação coletiva em torno de propostas e desenvolvimento de estratégias de organização. “É o momento em que governo, sociedade civil organizada e cidadãos debatem e decidem as prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes”, destacou Angélica. 

Na oportunidade, foram discutidas e aprovadas propostas com objetivo de fortalecer a Política de Assistência Social, preservando o caráter deliberativo e participativo, contemplando à realidade do município de Queimadas. Ao Final da Conferência, foram escolhidos representantes para participarem da Conferência Estadual, com previsão de ocorrer entre os meses de agosto e outubro.

Estiveram presentes à Conferência Municipal, a primeira-dama do município, Marne Gabrielle, a secretária de Desenvolvimento Social, Angélica Figueiredo, representantes da Gerência de Gênero, CREAS, CRAS, SCFV I e II, Bolsa Família, AEPETI e do Criança Feliz; presidente do Conselho Municipal e Assistência Social, Maria Cesário; Conselho Tutelar, secretário de Agricultura, Aurélio Albuquerque, representando a Secretaria de Saúde, Maria Emília e Núbia Ramos; representando o setor de Transportes do município, Rafael Bonifácio e os vereadores, Madalena e Seu Mimi, além de representantes da sociedade civil e do governo do estado.

Compartilhe:

Vídeos

O que acontece quando uma pessoa liga 192?
Prefeitura Municipal de Queimadas

Prefeitura Municipal de Queimadas

Rua João Barbosa da Silva, nº 120, Centro, Queimadas / PB

CEP: 58475-000 - Telefone: (83) 3392-2276